Colapso da inocência.



Colapso da inocência. 

[Cl. 3: 5a] “Façam morrer aquilo que em vocês pertence à terra”

O homem capital [sem Deus?] é conhecido como uma pessoa normal e social é por assim dizer “inocente” e essencial, para si mesmo. Seus atos que são vitais para seu sucesso; ainda não foram [?] revelados como antagônicos a Deus.

Que mal há em si ser “vaidoso” para ficar bonito e elegante? Que mal há em si ter “inveja” e com isso almejar ascender mais que os outros? Que mal há em ficar “furioso” ao defender com unhas e dente seus negócios? Que Mal há em acordar com “preguiça” e deixar os compromissos do dia para depois? Que mal há em “negar” seu dinheirinho suado àquele amigo que diz está com problemas? Que mal há em “exagerar” na comida e na bebida sem sequer lembrar-se dos outros? Que mal há em sentir “prazer sensual” e material pelas coisas belas e boas da vida?

Realmente para uma pessoa que usa os instintos básicos do ser humano, não há mal nenhum. No último momento, entretanto, bate um “vazio” de forma a fazer compreender a necessidade de se ter que preenchê-lo com algo que possa aconselhar a melancolia dominante. Este estágio que aparenta a dor de uma estaca entrando no coração pode-se chamá-lo de “Colapso da Inocência”. Onde o indivíduo passa de “inocente a pecador” num instante ao se converter. O que foi aceito como hábitos do dia-a-dia, agora é puro desejo da carne transformado em pecado que leva a morte.

Tomás de Aquino chamou esses “inocentes” hábitos do dia-a-dia como “Os sete pecados capitais”. E, para se ter uma idéia da sua gravidade no mundo espiritual, em 1589, Peter Binsfeld comparou cada um dos pecados capitais com seus respectivos demônios; e, esta comparação segue o esquema:  Asmodeus – Luxúria; Belzebu – Gula; Mammon – Ganância; Belphegor – Preguiça; Azazel – Ira; Leviatã – Inveja; Lúcifer – Orgulho [Ufa, pra lá!].
Isso é o que atrai a ira de Deus sobre os rebeldes [v.6]. Façam morrer aquilo que em vocês pertence à terra [v.5ª].

Luiz Clédio Monteiro 
Fundador da Rede Social Cristã
Site: http://doutrinacrista.ning.com/
Web: http://doutrinacrista.ning.com/profile/luizclediomonteirofilho
Blog [Doutrina Cristã]: www.cledio.blogspot.com
Share on Google Plus

About Doutrina Cristã

0 comentários:

Postar um comentário

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado