O mundo todo diz até hoje, que Davi estava confiante no fato de que poderia matar Urias numa batalha para ter a sua mulher. O que ninguém está levando em conta, é que um Rei não pode ser contestado publicamente, principalmente por um militante das forças armadas. E, foi o que aconteceu com Urias.

Davi mandou dizer a Joab: “Mande que Urias, o heteu, venha falar comigo”. E Joab mandou Urias até Davi. Quando Urias chegou, Davi lhe perguntou como iam Joab, o exército e a guerra. 8 Depois disse a Urias: “Vá para casa e lave seus pés”. Urias saiu do palácio e recebeu um presente da mesa do rei. Entretanto, Urias não foi para casa: dormiu na porta do palácio com os guardas do seu senhor. Informaram então a Davi: “Urias não foi para casa”. Davi perguntou a Urias: “Você não chegou de viagem? Por que não foi para casa?” Urias respondeu: “A arca, Israel e Judá estão vivendo em tendas, e meu chefe Joab e os guerreiros do meu senhor estão acampados ao ar livre. Como posso ir para minha casa, para comer e beber e dormir com minha mulher? Por sua própria vida, eu nunca faria uma coisa dessas!” Então Davi disse a Urias: “Fique ainda hoje aqui. Amanhã o deixarei partir”. Urias ficou mais esse dia em Jerusalém. No dia seguinte, Davi convidou Urias para comer e beber em sua presença, e o embriagou. Pela tarde, Urias saiu e foi deitar-se no mesmo lugar em que dormiam os guardas de seu senhor, e não foi para casa. Na manhã seguinte, Davi escreveu uma carta para Joab e a mandou por meio de Urias. Na carta, ele mandava: “Coloque Urias no lugar mais perigoso da batalha e retirem-se, deixando-o sozinho, para que seja ferido e morra”. [2Sm. 11].

O poder pode ser ambíguo e pode tornar-se algo extremamente perigoso, porém mais arriscado é não obedecer esse poder, mesmo tendo uma boa razão para isso.

O servir sem obediência torna-se totalmente mau, pois passa a dar cumprimento para satisfazer o interesse pessoal para obter privilégio, à custa do cargo. Deus estava vendo o ato; cabia a Urias obedecer.

[Por: Luiz Clédio Monteiro – fev/2019]

Post a Comment

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

Postagem Anterior Próxima Postagem