EU E O DECÁLOGO
O que guarda o mandamento guarda a sua alma; mas o que despreza os seus caminhos, esse morre. [Pv. 19:16]

A entrega original das Tábuas da Lei, em "primeira edição", tudo conformado ao desígnio de Javé Deus, O Deus de Israel, deu-se segundo está relatado no Livro de Êxodo, capítulo 20, versículos 1 a 17. [W].

Desde que tomei conhecimento das 10 Leis – o Decálogo, tenho me preocupado comigo mesmo. Porque só há uma maneira de viver que traz felicidade e sucesso - é seguir os 10 Mandamentos; e, há uma maneira de viver que lhe matará - não seguir esses Mandamentos. A escolha é minha.

Os resultados são os de Deus, se eu amo ou desprezo os caminhos do viver de Deus. Agora, se eu guardo os mandamentos de Deus, eu me livro da dor e das dificuldades. Se não, e desprezo os caminhos de Deus, estou cometendo suicídio.

Não podendo obedecer todos os 10 Mandamentos em virtude das tentações deste mundo, qual é o mandamento que preserva a minha alma? Não ter outros deuses além de Javé. Não fazer ídolo, imagem de qualquer coisa, nem se prostrar diante deles em culto. Não tomar em vão o nome do Senhor. É mais importante que - Lembrar do dia de sábado. Honra meu pai e minha mãe. Não matar. Não adulterar. Não furtar. Não dá falso testemunho. Não cobiçar a casa, a mulher do meu amigo, nem coisa alguma que lhe pertença? São todos os mandamentos de Deus, importante, não importando em que parte da vida cada um se aplica; de forma que o substantivo singular é um substantivo coletivo para todos os mandamentos de Deus? Creio que sim. Um único mandamento não obedecido, implica em não temer ao Senhor, que leva ao descrédito, todos os outros mandamentos obedecidos. Quem vai ter dó de um encantador que é mordido pela serpente e de todos os que domam feras? [Ec 12:13].

Portanto vou guardar os mandamentos de Deus, e sugiro que você faça o mesmo; assim estamos fazendo algo muito bom para a nossa própria alma! Pois, buscamos benefícios para nossas vidas. “O alto caminho dos retos é desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma”. [Pv 16:17]. 

 A Bíblia, a revelação infalível de Deus, ensina aos homens como serem felizes e bem sucedidos. Se rebelarem contra a sabedoria Dele, trazem para cima de si disfunções, dores, dificuldades e eventualmente a morte. Morrem cedo por acidentes, pena capital, doença, vingança ou o julgamento de Deus. Se um homem verdadeiramente se preocupasse consigo mesmo, ele guardaria os mandamentos de Deus.

Deus separará todos os homens - aqueles que fizeram a vontade do Pai deles no céu, e aqueles que trilharam o seu próprio caminho. Jesus avisou: “Nem todos os que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. [Mt 7:21-23].

Você quer uma regra para a sua vida “Confia no Senhor de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas” [Pv 3:5-6]

Pesquisa – LetGod.
Por: Luiz Clédio Monteiro – out/2018

Post a Comment

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

Postagem Anterior Próxima Postagem