SIMPLICIDADE NÃO LEVA A NADA

“Desde os dias de João Batista até agora o reino dos Céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele”. [Mt.11:12]

Jesus foi rejeitado, e se quisermos permanecer no Reino do Amor o qual o mundo persegue, teremos que deixar a simplicidade de lado e arregaçar as mangas, partir para a luta e fortalecer a esperança e a fé. O Espírito impele, a todo custo, os seguidores de Jesus que não temerem as dificuldades e estejam dispostos a lutar contra toda oposição que atingi o Reino.

A porta estreita é a única entrada. Mas “os que se esforçam se apoderam dele”, ou seja, participarão dele.

O Espírito oferece sabedoria para àqueles que desejar se apropriar do Reino. Porque rejeitar uma oferta grátis de sabedoria e entendimento, que são as principais questões da vida (Pv 4:7)? Você veio para este mundo totalmente simplório, um zombador e odiando o conhecimento. Mas você não precisa permanecer nessa condição profana. Arrependa-se, e aceite a graciosa oferta de Sabedoria dada pelo Espírito (Pv9:1-12).

Uma pessoa simples é estúpida. Não confunda humildade de espírito com simplicidade que é a ingenuidade dos que se deixam levar pelo vento da incompetência, devido à combinação de pouca inteligência, preguiça e/ou apatia.

Os simples deixam o trabalho mental para os outros. Estão satisfeitos comendo, trabalhando, jogando e dormindo. Eles não conseguem perceber o valor da sabedoria dos esforço, da coragem, do bom ânimo. A busca da sabedoria que é justamente o Reino do Pai que Jesus falou, parece difícil demais, para você ficar chafurdando na simplicidade até o seu último suspiro?

Você é simples? A sua vida consiste basicamente de se levantar, ir trabalhar, comer, relaxar e ir para a cama? Conseguir o seu salário é uma grande façanha para você? Você deixa que os outros analisem as questões e forneçam as respostas? Os problemas complexos intimidam você? Você prefere os exercícios físicos ao invés dos estudos? Se a sua resposta é sim a uma ou mais de uma destas perguntas, você é simples.

Os simples são pessoas teimosas e preguiçosas, mesmo não sendo tão convencidas ou cruéis quanto os escarnecedores. Apaixonadas por si mesmas, elas não veem necessidade alguma de ouvir qualquer pessoa ou efetuar mudanças em suas vidas. Depois de terem sido ensinadas, elas voltam rapidamente aos seus vômitos e o chafurdar na tolice (Pv 26:11). Eles odeiam o conhecimento ao resistirem à instrução, por amor aos seus próprios pensamentos (Pv 18:2).

Mas o Espírito chama aos simples, "Até quando vocês continuarão nesta loucura? Até quando terão prazer em zombar da sabedoria dos que se esforçam?" As palavras de Deus podem tornar um homem sábio, se ele se arrepender da sua simplicidade, rogar a Deus por sabedoria e examinar as Escrituras (Pv 1:4; Sl 19:7; Sl 119:130). Se você negligenciar a sua bondosa oferta, você viverá e morrerá na simplicidade e colherá as consequências.

Você é um simples? Você acredita que tem uma boa cabeça plantada nos seus ombros, e que não precisa de professores? Você acredita, piamente, que está certo? Você gosta do som da sua voz? 

Você é mais conhecido pela resposta ríspida ao invés de um ouvir humilde?  Mas o Espírito fala: "Até quando você odiará o conhecimento? Porque você resiste em aprender o que é certo?"

Se você não fez alguma coisa para buscar o Reino de Deus hoje, você é um homem simples. Se você recusar se esforçar pela Reino de Deus, você está recusando a ajuda do Espírito quando as dificuldades chegarem para arruinar a sua vida (Pv 1:24-28).

As palavras do Deus vivo estão diante de você. Elas podem torná-lo sábio (Sl 119:98-100; IITm 3:16-17). Mas você precisa ler e meditas nas Suas palavras para se tornar sábio! Ele mandou professores para você, desde pais até pastores (Ec 12:9; Jr 3:15; ITs 5:20). Mas você deve se submeter com humildade aos seus ensinos e colocá-los em prática. Esforce-se. Ele ofereceu sabedoria para aqueles que pedirem a Ele com humildade (IRs 3:5; Tg 1:5). Qual foi a última vez que você orou pedindo por sabedoria?

Por que você continua nos seus caminhos simples, como um tolos? O que precisa acontecer para você dar atenção? O que é preciso para fazer com que você deixe a sua simplicidade ou a sua tolice? Um divórcio? Um lar desfeito? Um filho rebelde? Dificuldades profissionais ou financeiras? Um período na cadeia? A falta de amigos e de uma igreja? Uma emergência médica? A morte de uma pessoa querida? Deus está lhe oferece sabedoria! É melhor você aceitar a oferta!

Não acredite quando o mundo te disse que é na simplicidade que se encontra o essencial. É mentira. Não se pode ser simples no meio de uma batalha onde o fim é conquistar um Reino.

Fonte: Adaptado e compilado de LetGod.com
Por: Luiz Clédio Monteiro – set/2018


Post a Comment

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

Postagem Anterior Próxima Postagem