Você teme o julgamento?

[Tg. 2: 12] “Falem e ajam como pessoas que vão ser julgadas pela lei da liberdade”

Quem não tem medo de ser julgado, uma vez sabendo que o julgamento será sem misericórdia para quem não age com misericórdia? [v.13a].

Quando eu era pequeno, morria de medo quando alguém dizia: “Deus está de olho em você!”. Era sempre um terror, quando o assunto girava em torno “do dia do julgamento final”. Eu me via sendo “dedurado” por Deus na frente de todo mundo. Eu só pensava na vergonha de ver as pessoas sabendo do que eu fazia no banheiro... Mas depois soube que Deus dava um “desconto” para os que tinham pena dos outros.

Já era alguma coisa, havia uma esperança para não temer de todo o dia do julgamento [v.13b]. A estratégia era ter um bom coração e ser poupado na minha vergonha por Deus! Mas o que eu deveria fazer para ter um coração que agradasse a Deus?

Presentemente homem e, convertido sei que devo ser conduzido pelo Evangelho, que tem como centro o mandamento do amor que se realiza na prática da misericórdia. Sei também qual será o conteúdo do julgamento final: Naquele dia, seremos avaliados não pelo que fizemos no banheiro [Aleluia], mas pela fé que tivemos no Redentor Jesus Cristo. Ou seja, pelo nível do conceito e pacto que contivemos na real situação da missão de Jesus, que, não se trata de ficar ali na igreja louvando e adorando de braços aberto [todos os domingos], mas identificando-se sinceramente numa justiça em favor da libertação dos pobres, oprimidos e marginalizados, não só pelo medo do julgamento, mas principalmente pela consciência de que essa atitude é a fé que move o amor de Cristo. Esta é a condição para sermos aprovado em participar da vida do Reino [Mt. 25: 31-46].   

Deus que nos aceitou como filhos, espera que sejamos santos pelo fundamental amor ao próximo. Lembrando entretanto que este próximo não é o seu irmão que está ao seu lado no banco da igreja, mas os que estão fora dela marginalizados; incluído, imigrantes de outras denominações ou estrangeiros. Não semeie no campo do seu coração duas espécies diferentes de sementes [Lv. 19: 17-19].

Luiz Clédio Monteiro 
Fundador da Rede Social Cristã
Site: http://doutrinacrista.ning.com/
Web: http://doutrinacrista.ning.com/profile/luizclediomonteirofilho
Blog [Doutrina Cristã]: www.cledio.blogspot.com
E-mail: Lcmf56@hotmail.com   

Post a Comment

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

Postagem Anterior Próxima Postagem