A provação amadurece a fé

[Tg. 1: 2] “Meus irmãos, fiquem muito alegres por terem que passar por todo tipo de provações”.

Onde tem cristão tem provação. Quando na Igreja o pastor chama a frente aqueles que estão sofrendo para que recebam oração, metade mais um da congregação vão à frente. Mas sabemos que a provação amadurece a fé, por isto saudamos com alegria a sabedoria do discernimento cristão diante das situações [v.1].

Sofrimento não alegra ninguém e, com o cristão não é diferente. Mas pelo fato da dor ajudar a desvendar junto a Deus e a Jesus Cristo o sentido e o valor do testemunho da fidelidade, o cristão termina por se contentar com a sofrida situação. Na verdade os que se abalam com as provações são os que vivem um romantismo infantil descompromissado com Cristo. Mas para o que tem sua fé impactada em Cristo seja qual for à situação, faz com que ele viva seria transformação no contexto do entusiasmo. 

O cristão já sabe que quando sua fé é posta a prova ele tem uma chance de aprender a perseverar um pouco mais. No entanto o cristão não deve deixar que nenhuma negligência impeça que a insistência da fé siga seu caminho ate o fim, evitando a completa e autentica semelhança do homem com seu Criador [v.3-4]. Quando a casa de Martin Luther King Jr. fora incendiada e ele andava ansioso por causa das recentes ameaças de morte. King orou no púlpito da Igreja de Montgomery, no Alabama: “Senhor, espero que ninguém tenha de morrer por causa da nossa luta pela liberdade. Certamente, não quero morrer. Mas, se alguém tiver de morrer, que seja eu”. Esta é a fé espiritual do cristão que não teme o sofrimento! Ele ora, mas se apresenta como a réplica da oração.  

É dessa conclusão perseverante da fé dentro das tribulações que surgem no meio hostil dos pagãos as autênticas igrejas da nova Aliança com o Senhor, devidamente entusiasmadas e sustentadas no testemunho do Espírito Santo. Assim as mais remotas igrejas foram construídas não pela força do dinheiro, mas pela perseverança da fé na provação como se fora um carvalho que testado pelas tempestades enrijece seu caule ou mesmo o grão de milho que diante da provação do fogo, abre-se em flor e se dar como alimento sem restrição.

Luiz Clédio Monteiro 
Fundador da Rede Social Cristã
Site: http://doutrinacrista.ning.com/
Web: http://doutrinacrista.ning.com/profile/luizclediomonteirofilho
Blog [Doutrina Cristã]: www.cledio.blogspot.com
E-mail: Lcmf56@hotmail.com  

1 Comentários

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

  1. Provações é uma prova, que nos faz passar, a reconhecer, e ter certeza q deve se ta firmado no caminho do senhor!!!

    Glóriaa Deus.

    By: Carlos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

Postagem Anterior Próxima Postagem