A permanente busca de realização.

[Tg. 4: 10] “Humilhem-se diante do Senhor, e ele os elevará”.

"Feliz de quem atravessa a vida tendo mil razões para viver." [Dom Helder]. Todo homem, consciente ou inconscientemente, tem na vida um valor vital. Assim sendo, o homem por não ser uma obra acabado vive permanentemente em busca de realizações para ser feliz. Mas, esquecendo ou não querendo, deixa de se humilhar, se quebrantar diante do Senhor para que o mesmo o eleve a uma graça maior. É por isso que a Escritura diz: “Deus resiste aos soberbos, e aos humildes dá a sua graça” [v.6].

As buscas pelas realizações humanas, são as causas dos conflitos e competições que chegam às vezes a morte [v.1]. O soberbo mata quando não pode possuir; inveja as coisas que não tem; faz guerra pela cobiça. Por isto, de Deus nada recebe, porque não pede; mesmo quando pede não recebe, porque não sabe pedir com humildade [v.2-3]. Dessa forma a soberba vida humana volta à idolatria do mundo, deixando a amizade de Deus [v.4]. Vocês acham que é à toa que a Escritura diz: “Deus reclama com ciúme o espírito que ele fez habitar em nós”?

Todavia aos humildes que se submete a Deus e resiste ao Diabo, livram-se das tentações da soberba. Por sua vez, Deus se aproxima destes filhos com suas bençãos [v.7]. Pois ama os que reconhecem sua própria desventura idólatra chorando e, lavam as mãos com a indecisão purificando o coração das falsas alegrias do mundo social que adora os deuses da riqueza e do poder. [v.8-9].

Alguém disse: “É preciso viver, não apenas existir”. E, se para viver é preciso realizações, o homem carece reconhecer que Deus é o único Senhor absoluto, e só a ele se deve adorar e servir através de Jesus. Essa é a fórmula de ser e viver: a conversão, pela qual o homem vai abrir à força com a idolatria do mundo, abandonando o orgulho e a ambição, para tornar-se pequeno e dependente de Deus. E, Deus, o único que pode conceder a realização, responde ao anseio do homem, manifestando-lhe a vida e a ação do seu Filho Jesus como o sentido e a meta da vida humana.

O necessário para a vida virá junto com a justiça de Deus, como o fruto que uma árvore gera.

Luiz Clédio Monteiro
Fundador da Rede Social Cristã
Site: http://doutrinacrista.ning.com/
Web: http://doutrinacrista.ning.com/profile/luizclediomonteirofilho
Blog [Doutrina Cristã]: www.cledio.blogspot.com

Post a Comment

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

Postagem Anterior Próxima Postagem