[1 Co 7: 5b] “...voltem a unir-se, a fim de que Satanás não os tente por não poderem dominar-se”.
Em circunstância da fragilidade com que lidamos com as afinidades da vida, pensamos que as condições existenciais de hoje já não têm a mesma importância que antigamente. Assim quem é casado pensa em separar; quem está solteiro quer se casar. Ambos querem uma vida sexual preferível e permissível. Mas quando indagados alegam que precisam de uma melhor condição para viver o Evangelho.
Deus em sua sabedoria infinita nos coloca no devido lugar. Dando a cada um, a circunstância de vida característica de seu ministério [v.7]. Dessa forma [diz o Senhor], quem está junto não se separe. Mas se separou reconcilie. Paulo completa - quem está solteiro [por muito tempo] é melhor que fique como está; comentando: esperando o tempo certo sem exageros para isto [v.8-9].
Não recuse seu estado de vida como se ele fosse uma maldição. Conviva com ele em união a fim de que Satanás não os tente. Domine-se; tudo acontece ao seu tempo. Mesmo por que ninguém é dono da sua vida. Cada circunstância requer um desempenho próprio do momento; e, nele gradativamente se aprimora. De outra forma pode-se ansiar pela situação alheia.
Não há mérito de uma circunstância com relação à outra circunstância; elas são apenas estações por excelência, recheadas de dom e disponibilidade recíproca dos cuidados de Deus. Às vezes para que possamos voltar a Deus de todo o coração com jejum, com choro e com pranto [Jl. 2: 12].
É bom que possamos nos abster das paixões. Elas tendem a nos levar ao atalho das circunstâncias de vida [v.1]. Que é dom de Deus aos homens, e dela tudo deve ser compartilhado entre todos.
Luiz Clédio Monteiro
Fundador da Rede Social Cristã
Site: http://doutrinacrista.ning.com/
Web: http://doutrinacrista.ning.com/profile/luizclediomonteirofilho
Blog [Doutrina Cristã]: www.cledio.blogspot.com
E-Mail: Lcmf56@hotmail.com
Postar um comentário
Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado