É CERTO SERVIR SUCO DE UVA NAS CEIAS?
Os três maiores reis da Bíblia bebiam – Melquisedeque, Davi e Jesus.

Melquisedeque, [Gn 14:18] “Então Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, trouxe pão e vinho”. Davi, [IISm 6:19] “Em seguida distribuiu a todo o povo... um pedaço de pão, naco de carne, pouco de vinho...”; Jesus, [Lc 7: 34] “Então chegou o Filho do homem, comendo pão e bebendo vinho, e condenais: ‘Eis aí um glutão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores!’”.

O vinho foi feito e ordenado por Deus com um bom propósito. Veja Provérbios [31:6]Dai bebida forte aos que perecem e vinho, aos amargurados de espírito”. Ele criou as uvas e ordenou este processo para alegrar o coração, que tem sido o uso de vinho ao longo de 6000 anos. [Sl. 104: 14-15] – “Tu fazes brotar relva para o rebanho, e plantas úteis para o homem. Dos campos ele tira o pão, e o vinho que alegra seu coração...”

Deus é glorioso em todas as Suas criações, incluindo o vinho! Ele fez o pão para fortalecer o seu coração e o vinho para torna-lo alegre (Sl 104:14-15). Ele não é o tirano isento de misericórdia dos modernos fariseus, que limita a ceia ao suco de uva, uma bebida amarga e carregada de açúcar! Ele quer que você relaxe ao final de um longo dia.

A bebida forte e o vinho têm um propósito maravilhoso. Devemos, no entanto, usa-los cuidadosamente. Deus os criou e ordenou [neste versículo] as razões para o uso deles. A bebida forte - serve para alegrar aqueles que estão desanimados por causa da pobreza e da miséria. O vinho - também serve para alegrar os homens cujos corações estão pesados. [Pv 31:7] – “bebam e esqueçam-se da miséria, e não se lembrem de suas aflições”.

Um parecer bíblico honesto revelará esta simples lição. Homens que ensinam o contrário estão mentindo para poder impor regras sobre os homens [Mt. 15: 17]Não entendeis ainda que tudo o que entra pela boca desce para o estômago, e mais tarde é lançado no esgoto?”

Mas que não haja nenhuma dúvida a respeito das limitações impostas por Deus ao uso do vinho e da bebida forte! Deus com veemência condenou o beber excessivo que conduz à embriaguez, da mesma forma que Ele condena o excesso de comida que leva à glutonaria. Provérbios [20:1]- O vinho é escarnecedor e a bebida alcoólica induz as brigas; não é inteligente deixar-se dominar por elas! E Provérbios [23:20-21] - Não caminhes com os que se encharcam de vinho, tampouco com os que se empanturram de comida, porquanto os bêbados e os glutões se empobrecerão, e a indolência os vestirá de trapos!

Que não paira dúvida alguma na mente de qualquer um a respeito das limitações que Deus colocou sobre o pão e o vinho! Nas condições de pastores, então, alerta-se que sejais mais prudentes que os irmãos conforme Provérbios 31:4-5 – “Escutai, Lemuel! Não é prudente que os reis bebam muito vinho, tampouco aqueles que têm a responsabilidade de governar se entreguem também às outras formas de embriaguez; porquanto quando não estão sóbrios e esquecem do bom siso e das leis, e não são solidários aos direitos dos fracos e dos pobres”.

Mas Deus aprovou o vinho e a bebida forte. Isto não é de se estranhar e só aqueles que são ignorantes a respeito da Bíblia acham isto estranho. Ele ordenou Israel a gastar 10% da renda nos festivais de adoração e Ele aprovou o vinho e a bebida forte nesses eventos familiares religiosos [Dt 14:26] “Lá poderás trocar a prata, o dinheiro, por tudo o que quiseres comer: carne de vaca, ovelha, carneiro, vinho, bebida fermentada, ou qualquer outro alimento que desejares. Então, juntamente com tua família comerás e te alegrarás ali, na presença de Deus”. 

Foi um movimento do século 19 e início do século vinte que organizou e estimulou a moderação no consumo de bebidas intoxicantes ou a abstinência total das mesmas, o que vemos que é completamente fora do contexto bíblico! Temperança não é abstinência nem proibição, mas o exercício da autodisciplina!

Deus criou e ordenou o vinho e a bebida forte para ajudar a pessoa a relaxar, se esquecer das coisas negativas da vida e se sentir aquecido com alegria e contentamento. Ele os fez para dar alegria ao coração [Jz 9:13] “Contudo, também a videira lhes afirmou: ‘Iria eu deixar de gerar meu vinho novo, que tanto alegra os deuses e os homens, a fim de erguer-me por sobre as demais árvores para governá-las?’” O vinho é uma excelente bebida durante a comunhão entre amigos, assim Jesus Cristo criou o melhor vinho para a festa de casamento como Seu primeiro milagre![Jo 2:1-11]. Não é de admirar que o brinde seja "Saúde!" Não é de se admirar que algumas fossem chamadas de cordiais - bebidas que aquecem o coração! O Novo Testamento confirma esta gradação do dever. Pastores não podem ser dados ao vinho; diáconos não podem ser dados ao muito vinho; e os membros devem somente se abster da embriaguez (ITm 3:3 e 8). Os sacerdotes de Deus bebiam do melhor vinho, mas não bebiam quando dirigiam a adoração (Lv 10:8-11; Nm 18:8-12; Ez 44:21).

Vinho e bebida forte devem ser controlados, para que a embriaguez seja evitada. Mas esta limitação não é maior ou mais séria do que a que Deus alertou a respeito de comer demais pão, carne ou outro alimento e ser um glutão. Mas claro, os abstêmios são grosseiramente gordos, porque se abstém do vinho, mas se deleitam nas sobremesas! Tanto a embriaguez quanto a glutonaria é pecado. Se você tem uma posição de liderança, até mesmo incluindo o ser um amoroso e sábio marido e pai, você deve cuidadosamente considerar e se guardar no uso dessas bebidas.

Embriaguez é excesso de vinho. A embriaguez nunca e certo como uma solução para administrar os seus problemas. Embriaguez é só para perdedores (Pv 23:20-21 e 29-35)! Se você tem problemas que você não consegue resolver, a solução é o Espírito Santo do Deus vivo (Ef 5:18). Humilhe-se diante de Deus e rogue por Seu Espírito Santo, e comece a cantar ao invés de beber (Lc 11:13; Ef 5:18-19). Que o Senhor seja magnificado! Regozije-se no Senhor

[Compilado e adaptado de LetGodBeTrue.com, 
212 East Standing Springs Road, Simpsonville, SC 29680
Por: Luiz Clédio Monteiro

Junho/2016] 

Post a Comment

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

Postagem Anterior Próxima Postagem