ESPERE!

Você já esperou alguma coisa na sua vida que demorou pelo menos dez anos para chegar? Não? Então você não sabe e nem viu nada sobre “esperar”.
Espere em Deus, seja firme! Fortaleça seu coração, e confie em Deus! [Sl. 27: 14] -  

Este Salmo é a confissão de um homem que esperou dez anos por um livramento. Trata-se de Davi, abandonado e perseguido pelos seus inimigos, experimentando noites de terror; esperou confiante. Apesar de tudo, sabia que dependia unicamente de Deus. E assim, se manteve firme esperando no Senhor! Foram dez anos de uma espera perseguida de morte. O que impressiona, é Davi passar por muitas tempestades, e não desistir de esperar. Qualquer um teria “jogado a toalha”.

O resultado desta espera perseverante, todos nós sabemos: Uma coroa de ouro, foi-lhe dada; e, o fez, o maior Rei de Israel; tornando-o famoso por sua fé em saber esperar no Senhor! [1 Sm. 13:14]. Por fim, Deus o chamou: “HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS”.

Saber esperar é uma virtude. Aos apressados é dito uma frase: “É melhor perder um minuto na vida, do que, a vida em um minuto” [desconhecido]. Esse “perder”, é o famoso – “esperar”. Esperar a princípio parece uma perda de tempo. Mas, esperar um pouquinho mais, sempre resolve muitas coisas. Abre portas e portas. 

O compromisso de Deus um excluir os injustos e promover os justos a possuírem a terra, é demorado. Requer a persistência do “esperar”. Parece que Deus está nos dizendo: “Tudo que vem fácil vai fácil”. Então o Espírito nos toca com a Palavra: “Descanse em Deus e nele espere, não se irrite... [com a demora]” [Sl. 37: 7].

Esperar, se controlado – pode ensinar você atingir padrões elevados; possibilita a visão tão necessária a temperança dos apetites e das paixões. “O que espera tende a conservar-se esperando; assim como o que se desespera tende a permanecer desesperado”. [meu]

Há várias formas de esperar:
A] Esperar pela fé – enquanto se aguarda; A manifestação de Deus mudar o modo de compreender e viver a vida” [Tt. 2: 13].
B] Esperar com desejo – de que à espera dos outros, se realizem a tempo – Isso porque, “O homem interessa-se tão pouco pelo próximo que até mesmo o cristianismo recomenda fazer o bem por amor a Deus”. [Cesare Pavese].  
C] Esperar suportando – Com toda a humildade e mansidão... uns aos outros em amor, [Ef. 4: 2].
D] Esperar rendendo-se – é melhor ainda. Dessa forma, não seremos abalado. Pode demorar o tempo que for. Costuma-se dizer que: “o segredo do sucesso está em saber esperar a recompensa” [desconhecido].

O imediatismo é o veneno que anula a esperança no esperar [meu]. Construa sua fé enquanto espera. Lembre-se: “Os últimos são os primeiros” [Mt. 20: 16].

Para Deus não existe o “esperar” marginalizado. Todos quanto esperam no Senhor têm a participação garantida da bondade e misericórdia divinas.

Saber esperar em Deus, supera tudo o que os homens consideram como justiça. Nisto, não há lugar para a dúvida. O dom gratuito de Deus recompensa os que esperam Nele.

Quem espera aguardando o curso controlado do tempo de Deus, espera em paz!  “Porque deveras há um fim bom; não será malograda a tua esperança”. [Pv. 23: 18].

[Por: Luiz Clédio Monteiro – Ago/2017]



Post a Comment

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

Postagem Anterior Próxima Postagem