ALVORADA.
Deus provocada
pelo orgulho de Babel, que se apresenta como símbolo social deformado pela autossuficiência,
uma estrutura injusta, exploradora e opressora – [Gn. 11: 4] Disseram: “Vamos construir uma cidade e uma
torre que chegue até o céu, para ficarmos famosos e não nos dispersarmos pela
superfície da terra”. Fez surgi uma geração que deveria se tornar o modelo de louvor
e adoração ao Pai Celestial – os hebreus: Alvorada de uma nova nação, denominada
a partir de Héber, advinda dos antepassados de: Sem [filho de Noé], ... até Salé
– [Gn, 10: 14] Quando Salé
completou trinta anos, gerou Héber.
Sucessivamente,
nasce o hebreu denominado “o pai da fé”, Abrão – [Gn. 11: 26] Quando Taré completou setenta
anos, gerou Abrão, Nacor e Arã. É dele, que (posteriormente alcunhado
por Deus de Abraão), dá início a uma nova história, voltada para uma relação
social justa, para uma cultura verdadeiramente humana – o processo preparatório
da vinda do Filho de Deus – Jesus o Cristo, dirigido para a vida, fundada na
justiça e na fraternidade – [Gn. 12: 1-3] Javé disse a Abrão: “Saia de sua terra, do meio de seus
parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Eu farei
de você um grande povo, e o abençoarei; tornarei famoso o seu nome, de modo que
se torne uma bênção. Abençoarei os que abençoarem você e amaldiçoarei aqueles
que o amaldiçoarem. Em você, todas as famílias da terra serão abençoadas”.
Mais tarde este
embrião de um povo que terá a missão de trazer a bênção de Deus para todas as
nações da terra através de Jesus, passou a se chamar, Israel (nome dado ao
patriarca Jacó descendente de Abraão), por um anjo, ao “lutar com Deus” – [Gn. 32: 28-30] O homem lhe
perguntou: “Qual é o seu nome”? Ele respondeu: “Jacó”. O homem continuou: “Você
já não se chamará Jacó, mas Israel, porque você lutou com Deus e com homens, e
você venceu. Contudo, esse povo, se referia à própria raça usando
o termo, hebreu – [Dt. 15: 12].
Quando um de seus irmãos, hebreu ou hebréia, for vendido a você como escravo...
Tal nação israelita
se estabeleceu [1.300 a. C.] em partilhas de doze tribos, após a conquista das
terras de Canaã, prometida por Deus ao patriarca Abraão no passado [2.100 a. C.]
– [Gn. 12: 7] Javé apareceu a
Abrão e lhe disse: “Eu darei esta terra à sua descendência”. Tudo se concretiza na
tensão histórica que existe entre o presente efetivo de Deus, que abre seu dom
nas possibilidades, e o presente-futuro do homem que busca, descobre, toma
posse e dá endereço ao dom de Deus. E, para que o dom se torne vida concreta,
Deus propõe uma só condição: que o homem seja e continue sempre seu fiel aliado
[Introdução do livro Josué].
A próspera
nação de Israel, havia se tornado um império no comando do rei Davi. Com a sua
morte, assumiu Salomão, o império se divide (931 a.C.) em dois reinos: o reino
de Israel, com sede em Samaria, que caiu em poder da Assíria em 722 a.C., e o
reino de Judá, com sede em Jerusalém, que caiu em poder da Babilônia em 586 a.C
[introdução do livro de Reis].
As decepções
com a monarquia se multiplicaram e, com a queda dos reinos de Israel e de Judá,
volta o antigo ideal igualitário das tribos, formulado agora por Jeremias como
Nova Aliança: uma sociedade sem mediações, na qual o próprio povo governa a si
mesmo, graças ao conhecimento de Deus – [Jr 31: 31] Eis que chegarão dias - oráculo de Javé - em que eu farei
uma aliança nova com Israel e Judá.
A repatriação
desde o retorno do exílio até o ano 400 a.C., se deu na tribo de Judá onde está
Jerusalém. Como o restante das [onze] tribos foram descaracterizadas, desde então
passou este povo que no princípio remoto da sua alvorada chama-se Hebreu;
depois, Israel; agora serão conhecidos no mundo inteiro por Judeu.
A comunidade
judaica, reunida em Jerusalém e centrada no culto e na lei de Deus. Sob o
domínio persa, os judeus agarram a única possibilidade que lhes resta para
recuperar e preservar a sua identidade como povo: a tradição religiosa dos
antepassados, que agora se transforma em lei. No contexto pós-exílio, o Templo
passa a ser o centro da vida da comunidade, como lugar de culto e da
transmissão da lei, que fornecem a estrutura social da comunidade. [Introdução
do livro de Crônicas] – [2 Cr. 36: 23] ”Ciro, rei da Pérsia, decreta: Javé, o Deus do céu,
entregou a mim todos os reinos do mundo. Ele me encarregou de construir para
ele um Templo em Jerusalém, na terra de Judá. Todos os que pertencem a esse
povo e vivem entre nós, podem voltar para lá. E que Javé, seu Deus, esteja com
eles”.
A alvorada
concluiu-se, mas o tempo do dia do Senhor, está em curso.
[Por:
Luiz Clédio Monteiro – jan/2017]
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