PROTEJA A SI MESMO.

Isto pode e deve ser feito. Começando por saber medir o coração dos homens. Davi era especialista em como fazer isto de maneira adequada [Sl. 101: 3-5] Não colocarei uma coisa infame diante dos meus olhos. Eu odeio quem pratica o mal; esse nunca se juntará a mim. Longe de mim o coração pervertido. Eu ignoro o perverso. Quem difama seu próximo em segredo, eu o farei calar. Olhar 
altivo e coração orgulhoso, eu não suportarei.

Existe varias maneira de se conhecer o coração de um homem.  Um deles é pela fé e temor de Deus [IICo. 6:14] Não se submetam ao mesmo jugo com os infiéis. Que relação pode haver entre justiça e iniquidade? Que união pode haver entre luz e trevas? Não volte atrás. Os leais não combinam com pessoas que se comportam mal, isto é, com aqueles que voltaram aos costumes mundanos.

Outra atitude a ser notada, seria por meio das ações [1Jo. 3: 18-19] Filhinhos, não amemos com palavras nem com a língua, mas com obras e de verdade. Desse modo saberemos que estamos do lado da verdade; e diante de Deus poderemos tranquilizar nossa consciência. As boas ações não têm limites, pois devemos fazer como Jesus fez: Quem fica somente no ouvir ou no falar, jamais colabora na construção de coisa alguma.

Pelo modo de falar, também se pode identificar o coração de um homem – [Lc. 6: 45] O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração, mas o homem mau tira do seu mal coisas más, porque a boca fala daquilo de que o coração está cheio. A falação revela a pessoa, da mesma forma de como as árvores são conhecidas pelos frutos.

Como também pela sabedoria denotada [Ec. 8: 1] 1 Quem é como o sábio? Quem conhece a interpretação das coisas como ele? A sabedoria do homem ilumina seu rosto e lhe abranda a dureza da face. O homem de discernimento tem capacidade de notar a verdade por trás das aparências. Quem é capaz disso, não se perturba diante dos problemas.

Nota-se, um homem de bom coração, quando registe aos injustos que lhes circundam [Pv. 1: 10-11] Meu filho, se os pecadores quiserem enganar você, não se deixe arrastar. Eles costumam dizer: “Venha conosco, vamos fazer emboscadas para matar, vamos cercar impunemente o inocente. Ele evita as más companhias, que desviam do caminho da justiça.

Outro atributo é pela família que tem – [IITm. 1:5] Lembro-me da fé sincera que há em você, a mesma que havia antes na sua avó Lóide, depois em sua mãe Eunice e que agora, estou convencido, também há em você.  É raro ver um testemunho sobre as benfeitorias da educação e da fé no seio de uma família.

Pela cultura podemos notar o homem de boa índole – [Gn. 24: 2-3] Abraão disse ao servo mais velho de sua casa, que administrava todas as suas propriedades: “... jure por Javé, Deus do céu e da terra, que quando você buscar esposa para o meu filho, não a escolherá entre as filhas dos cananeus...”.  É um passo importante preservar a cultura espiritual nos relacionamentos culturais, pois é neles que se firmarão os frutos dos descendentes.


[Por: Luiz Clédio Monteiro – agosto/2016]

Post a Comment

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

Postagem Anterior Próxima Postagem