O TEMPO ENTRE OS HOMENS.

De novo está próximo o Reino. Outra vez o próprio Deus virá em pessoa nos visitar. Desta vez, em definitivo. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. [Jo. 14,3].

Da primeira vez, ele nasceu aqui e foi batizado como Jesus descendente de Davi, com o intuito de transformar radicalmente o tempo e o modo das relações entre os homens – O programa de vida e ação. [Mt. 3,16] Depois de ser batizado, Jesus logo saiu da água. Então o céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e pousando sobre ele.

Desta vez, Ele chegará como Jesus, tendo sobre si, toda honra toda gloria e todo poder de Filho de Deus, a rebatar os que foram esquadrinhados por se transformarem radicalmente em relação aos homens – O tempo do julgamento. [Jo. 14,6] Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

Da primeira vez, o povo tinha a promessa da vindo do Messias; para algumas pessoas, profecia; para outras, mistério. [Mt. 1,16] Jacó foi o pai de José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Messias. Nessa primeira, havia “João Batista” convidando a uma mudança radical de vida, através do batismo de arrependimento. [At, 13 24] E João, o precursor, havia preparado a chegada de Jesus, pregando a todo o povo de Israel um batismo de arrependimento.

Hoje, porem há mais que um profeta; temos na mente e na alma o Espírito do próprio Deus lembrando a estarmos preparado para o evento do dia do Senhor. [At. 2,17] ‘Nos últimos dias, diz o Senhor, eu derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas. Os filhos e filhas de vocês vão profetizar, os jovens terão visões e os anciãos terão sonhos.

A primeira foi preparar todos; a segunda é dos preparados. Na primeira foi pela fé; na segunda, de nada adianta ter fé teórica, pois o julgamento se baseará nas opções e atitudes concretas que cada um assume. [Tg. 5,19-20] Meus irmãos, se alguém de vocês se afasta da verdade e outro o faz voltar, fique este sabendo que a pessoa que reconduz um pecador do caminho errado, salvará a si mesma da morte e cobrirá uma multidão de pecados.

Um ponto parece não ter mudado com relação ao tempo entre os homens. Antes grupos judaicos hoje grupos de ricos com a falsa segurança oprimem; antes religiões misteriosas hoje religiões de prosperidade com suas observâncias religiosas iludem; governos de antes e de hoje com seus cobradores de impostos saqueiam o povo; forças militares com suas intrigas políticas em todo tempo matam e destrói vidas. Restou ao povo por séculos sem fim, submissão aos políticos corruptos. Todas elas, no entanto, concernem à estrutura que vai ser ultrapassada pelo Reino. 

[Is. 50, 4] O Senhor me deu a capacidade de falar como discípulo, para que eu saiba ajudar os desanimados com uma palavra de coragem. Toda manhã ele faz meus ouvidos ficar atentos para que eu possa ouvir como discípulo.

Deus seja o seu projeto salvador. Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. [Jo. 14,1] – Disse Jesus.


[Por Luiz Clédio Monteiro – jul/2016]




Post a Comment

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

Postagem Anterior Próxima Postagem