Prontuário do Bom-senso
[Sl. 128:1] Bem-aventurado todo aquele que teme ao Senhor e
anda nos seus caminhos.
Não é fácil andar equilibradamente entre as forças do bem e
do mau. Para isto Deus nos deu recurso suficiente; e, um deles é o de termos
dos ouvidos, que, seria: um para ouvir os que podem falar [por permissão] e o
outro para ouvir de modo sobrenatural os que não podem falar [por submissão]. Também
colocou neles uma espécie de cera como se fora para impedir ou dificultar a entrada
alvoroçada dos conselhos deste mundo.
Assim temos tempo para ouvir espiritualmente o que diz silenciosamente
o prontuário do bom-senso mencionado em toda Bíblia. Desta feita, chamamos à
sua atenção para o que está “falando” ROMANOS 14:
Ora, ao que é fraco na fé,
acolhei-o, mas não para condenar-lhe os escrúpulos. Um crê que de tudo se pode
comer, e outro, que é fraco, come só legumes. Quem come não despreze a quem não
come; e quem não come não julgue a quem come; pois Deus o acolheu. Quem és tu,
que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai; mas
estará firme, porque poderoso é o Senhor para firmá-lo. Um faz diferença entre
dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente
convicto em sua própria mente. Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz.
E quem come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e quem não come, para
o Senhor não come, e dá graças a Deus. Porque nenhum de nós vive para si, e
nenhum morre para si. Pois, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos,
para o Senhor morremos. De sorte que, quer vivamos quer morramos, somos do
Senhor. Porque foi para isto mesmo que Cristo morreu e tornou a viver, para ser
Senhor tanto de mortos como de vivos. Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu,
também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o
tribunal de Deus. Porque está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de
mim se dobrará todo joelho, e toda língua louvará a Deus. Assim, pois, cada um
de nós dará conta de si mesmo a Deus. Portanto não nos julguemos mais uns aos
outros; antes o seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao vosso
irmão.
Eu sei, e estou certo no Senhor
Jesus, que nada é de si mesmo imundo a não ser para aquele que assim o
considera; para esse é imundo. Pois, se pela tua comida se entristece teu
irmão, já não andas segundo o amor. Não faças perecer por causa da tua comida
aquele por quem Cristo morreu. Não seja, pois censurado o vosso bem; porque o
reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz, e na
alegria no Espírito Santo. Pois quem nisso serve a Cristo agradável é a Deus e
aceito aos homens. Assim, pois, sigamos as coisas que servem para a paz e as
que contribuem para a edificação mútua. Não destruas por causa da comida a obra
de Deus. Na verdade tudo é limpo, mas é um mal para o homem dar motivo de
tropeço pelo comer. Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outra
coisa em que teu irmão tropece. A fé que tens, guarda-a contigo mesmo diante de
Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Mas
aquele que tem dúvidas se come está condenado, porque o que faz não provém da
fé; e tudo o que não provém da fé é pecado.
Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo
que aprova, porque tudo o que não provém da fé é pecado.
Amem?
[Luiz Clédio Monteiro Filho]
Ago\2013
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