O crente é também senhor do Sábado?


[Mt. 12:  8] “Portanto, o Filho do Homem é senhor do sábado”.

Jesus afirmou categoricamente que Ele é o Senhor de todas as coisas. Nada é absoluto diante da autoridade de Jesus. Jesus como a nova presença de Deus entre os homens, é maior que o Templo, e é Senhor do Sábado.

O templo e o Sábado representavam naquela época a figura de Deus diante dos homens. Era, portanto inadmissível que ao amar Jeová como o único Deus a pessoa pudesse ao mesmo tempo ignorar a majestosa edificação da casa do Senhor – o Templo; assim como desrespeitar ao dia do Sábado como exclusivo ao Senhor.  
 
Mas Jesus tem poder para relativizar todas as leis. Agora a proposta Dele para os homens é outra. Ao invés dos homens contemplarem as edificações dos Templos e o Sábado como prova de temor, amor e respeito ao Senhor Jeová, Jesus propõe a misericórdia como atitude fundamental entre Deus e os homens. 
 
Dessa forma o crente é também senhor do Sábado. Não para desaprovar o jugo pesado da lei, mas para usar o tempo como motivo para louvar, adorar a Deus gastando sua essência com os menos afortunados. Nada é maior que a compaixão de Cristo para o crente, nem a própria igreja e todas as suas denominações e templos virtuosos. Nem também a doutrina e todas as suas cláusulas ecléticas. Nada é mais importante para o crente, que possa deixar um irmão faminto esperando por um pão. 
 
Qualquer mandamento poderá ser violado pelo crente, sem cometer falta, se for para a prática da misericórdia. A piedade é e será para Deus maior que qualquer sacrifício. Nestes termos o crente é maior que as denominações evangélicas e também o Sábado da mesma forma como foi Jesus.
 
Mas é claro que tal entendimento terá que ser acompanhado de acordo com a compreensão do significado: ‘Quero a misericórdia e não o sacrifício’. Do contrário tal conhecimento será condenado, embora não esteja em falta [v. 1-8].   
 
Luiz Clédio Monteiro
Fundador da Rede Social Cristã
Blog [Doutrina Cristã]: www.cledio.blogspot.com

Post a Comment

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

Postagem Anterior Próxima Postagem