Livre segundo o Espírito.

[Gl. 5: 14] “Pois toda a Lei encontra a sua plenitude num só mandamento: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’.

Está escrito: fomos chamados a ser livre [v.13]. Entretanto tem uma pergunta no ar que não quer calar: O que é na verdade ser livre? Primeiramente, ser livre é o contrário de ser preso. Depois ser livre é poder ir onde quiser e fazer o que quiser; por isto alguns acham que a liberdade não tem preço. Mas um dos pontos importante em ser livre é ter a "liberdade de expressão", todavia, não para exigir "cerveja grátis".

Paulo expressou extremamente bem sobre ser livre: “Que essa liberdade, porém, não se torne desculpa para vocês viverem satisfazendo os instintos egoístas. Pelo contrário, se disponham a serviço uns dos outros através do amor” [v.13]. Bem longe, portanto da expressão dos adolescentes brigando com os pais: “sou maior de idade, ‘sou livre’. Já posso ser preso.

Em fim quando não sabemos a verdadeira razão de ser livre, achamos que o importante em ser livre é ter a liberdade de não ser livre. Uma discrepância metodológica que embate no chamado a liberdade pela vida cristã: que é levar o homem a crescer no amor de si, para colocar-se a serviço dos outros. Paulo resume a Lei no mandamento dos Levitas [19: 18]: “Quem ama o próximo, realiza a vontade de Deus”.

Jesus sintetiza a essência de ser livre num único ato: amar a Deus com a entrega de si mesmo; para que livre possa amar ao próximo. Isto sim é a afinidade por ser livre no dinamismo do amor nos encontros, confrontos e conflitos, sempre persistindo em acudir o pobre e o fraco.

As outras expressões de liberdade copiam e explanam os princípios básicos da constituição de Deus [Ex. 20: 3-6]: “Não tenha outros deuses diante de mim. Não faça para você ídolos, nenhuma imagem daquilo que existe no céu e na terra, ou nas águas que estão debaixo da terra. Não se prostre diante desses deuses, nem sirva a eles, porque eu, Javé seu Deus, sou um Deus ciumento: quando me odeiam, castigo a culpa dos pais nos filhos, netos e bisnetos; mas quando me amam e guardam os meus mandamentos, eu os trato com amor por mil gerações”.


Luiz Clédio Monteiro 
Fundador da Rede Social Cristã
Blog [Doutrina Cristã]: www.cledio.blogspot.com
        E-mail: Lcmf56@hotmail.com

Post a Comment

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

Postagem Anterior Próxima Postagem