Por: Luiz Clédio Monteiro.

Há uma transformação densa no pensamento das pessoas com relação às igrejas da Doutrina Cristã. Para os fieis (ex), não basta mais a metodologia das promessas do Salvador; e, nem de pregação do arrependimento para a salvação. Isso é primário, matéria de classe de jovens da velha Escola Dominical.

Por outro lado, o absurdo tomou conta do cenário religioso; o exagero carismático pelas denominações faz a vanglória das “igrejas-alcatéias”, pela audácia e ousadia em afrontar Deus, e pela astúcia de iludir a todos.

Nelas, oração sem dízimo e ofertas gordas é palhaçada; fidelidade e benignidade do evangelho, é coisa do passado; bondade e misericórdia com o próximo, são da época em que o amor em Cristo, fazia a diferença. Ser manso e ter domínio próprio, não são dons, mas obrigação. Amar com alegria e longanimidade, é dever para com a comunidade por obediência ao “símbolo”. E, quanto mais ela surpreende com jugo pesado, mais é aceita e idolatrada.


As pessoas estão aflitas, por isto, olham para os lados em busca de “igrejas com propósitos” (financeiros, formidáveis); onde as promessas, não são promessas, mas propostas de respostas imediatas e definidas para resolver seus problemas. Enquanto esperam por seus milagres convencionados, os assolados se deslumbram com testemunhos, de libertação, cura e grandes vitórias espetaculares. Tudo arranjado para surpreendê-los acima do inesperado; a fim de permanecerem contribuindo enquanto esperam.

Os falsos profetas (chavão) – criaturas aliadas a Lúcifer, conhecem o potencial desse mercado, sabe o que ele quer. Sabendo para onde vai, entram em ação. São milhões de vidas atormentadas, desejosas de firmar qualquer acordo para alcançar seus objetivos. Nisto, eles se apresentam (enganando) como o último recurso; o caminho e a verdade que os fará viverem experiências emocionais de vitória e sucesso. Pura ilusão!

Os falsos líderes (chavão) - possuem capacidade e habilidade de mexer com esses indivíduos, criando um diferencial de benção baseado na renda; e, estimulam essas pessoas a trazerem outros e outros, pela mesma obstinação. Isso virou obrigação para que seus milagres aconteçam logo. Jesus é o caminho, e não estrada para que se cobre pedágio.

Como fazer para desviar essas pessoas desse estranho evangelho que elas mesmas criaram induzidas por Lúcifer para sua própria destruição? Só assumindo o pensamento de “Voltaire”: “Dirijo minha luta não contra as crenças religiosas dos homens, mas contra os que exploram a crença. Detestemos essas criaturas que devoram o coração de sua mãe e honremos aqueles que lutam contra elas. Acredito na existência de Deus. Em verdade, se Deus não existisse, fora preciso inventá-lo. Meu Deus não é um Rei exclusivo de uma simples ordem eclesiástica. É a suprema inteligência do mundo, obreiro infinitamente capaz e infinitamente imparcial. Não tem povo predileto, nem país predileto, nem igreja predileta. Pois para o verdadeiro crente há, apenas, uma única fé, justiça igual e igual tolerância para toda a humanidade.”

Parafraseando “Sêneca” ao dizer que “A religião é vista pelas pessoas comuns como verdadeira, pelos inteligentes como falsa, e pelos governantes como útil.” Diria que: “A religião da prosperidade imediata, é vista pela Doutrina Cristã, como o anticristo; que o governo acha útil, porque mantém o povo longe das revoltas sociais; visto que, suas esperanças, estão nelas como sendo um deus, capaz de levar centenas de milhares de indivíduos a fazerem fila para comprar bençãos, mesmo dezenas de anos depois de essas marcas (Igrejas) terem sido fundadas.

Mas o povo imita Sêneca (Contemporâneo de Cristo), que diz:
"Rir é correr risco de parecer tolo.
Chorar é correr o risco de parecer sentimental.
Estender a mão é correr o risco de se envolver.
Expor seus sentimentos é correr o risco de mostrar seu verdadeiro eu.
Defender seus sonhos e idéias diante da multidão é correr o risco de perder as pessoas.
Amar é correr o risco de não ser correspondido.
Viver é correr o risco de morrer.
Confiar é correr o risco de se decepcionar.
Tentar é correr o risco de fracassar.
Mas os riscos devem ser corridos, porque o maior perigo é não arriscar nada.
Há pessoas que não correm nenhum risco, não fazem nada, não têm nada e não são nada.
Elas podem até evitar sofrimentos e desilusões, mas elas não conseguem nada, não sentem nada, não mudam, não crescem, não amam, não vivem.
Acorrentadas por suas atitudes, elas viram escravas, privam-se de sua liberdade.
Somente a pessoa que corre riscos é livre!”

2 Comentários

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

  1. Prezamado Luiz Clédio,

    A paz do Senhor!

    Dura palavra meu amigo! Assim, irás perder seguidores.

    Principalmente, quando afirmas que existem “igrejas-alcatéias”.

    Cuidado você poderá ter a sua cabeça cortada. Afinal, a quantidade destas igrejas, estão enferrujando o próposito correto que o Senhor designou para a igreja.

    Claro, que a nossa, a invisível, continua atuante e vencedora.

    Prossigamos em frente de cabeça erguida como verdadeiros atalaias.

    O Senhor nos ajude a permanecer fiéis, até a morte!

    O menor de todos.

    ResponderExcluir
  2. Ok Luiz Clédio, já estamos caminhando juntos na blogosfera. Estarei sempre acompanhando (e opinarei) as novidades do seu blog!
    Fraterno abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

Postagem Anterior Próxima Postagem