Recife (BR) / Nova Iorque (EEUU)

1500 - Viajam na frota de Cabral os judeus, Mestre João (para pesquisas astronômicas e geográficas) e Gaspar da Gama (intérprete e comandante do navio dos mantimentos).

1502 - O Rei D. Manoel recebe de um grupo de judeus dirigido por Fernando de Noronha uma proposta de arrendamento para a exploração da nova colônia.

1503 - Aporta na ilha chamada de São João a primeira frota para exploração. No ano seguinte, o Rei doa a ilha a Fernando de Noronha. A partir de então, os navios portugueses passam a voltar à metrópole com enormes carregamentos de pau-brasil (chamado de "madeira judaica").

1516- Alguns judeus imigram ao Brasil a fim de ajudar na construção de um engenho de açúcar.

1635-1644 - Época em que os judeus desenvolveram um alto nível de vida social e cultural e diversificaram seus ramos ocupacionais. A concentração maior da comunidade judaica encontrava-se no Recife.

1645-1654 - A vida judaica no Brasil começa a entrar em declínio, devido à saída de Maurício de Nassau. A maioria dos judeus voltou para a Holanda, e alguns poucos se dispersaram pelo território brasileiro; 23 chegaram à Nova Amsterdã (hoje, Nova lorque), onde fundaram uma nova comunidade.

1654 - Jacob Barsimson, tido como primeiro judeu emigrado na América, desembarca em Nova Amsterdão, atual Nova Iorque.

(Luiz Clédio)
(pesquisa de: Jane B. Glassman - www.museujudaico.org.br)

Post a Comment

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

Postagem Anterior Próxima Postagem