MUNDO DAS NAÇÕES

Eu sou do tempo em que se ouvia frequentemente o dito popular: “Deus é brasileiro”. Sim; houve um tempo no Brasil em que tudo dava certo; muitas vezes, por puro milagre; tudo sempre acabava bem para o Brasil; daí, o dito popular – “Deus é brasileiro”. Uma expressão popular difícil de saber quem inventou. A frase ganhou o mundo, pois o Papa João Paulo II quando esteve no Brasil, disse:  “Deus é brasileiro”.

De lá pra cá, tudo mudou. Duvido de alguém com menos de 40 anos ter dito ou ouvido essa elocução com ênfase e muito orgulho. Nem quando o Brasil ganhou algumas “Copas do Mundo”, se ouviu tal expressão entre os brasileiros. Pelo contrário, nas raras vitórias, se ouve o comentário de que o “despacho deu certo”. Será que a sorte do Brasil virou mérito do Diabo!

Mais alguns brasileiros ainda se perguntam: O que aconteceu com Deus. Deus deixou de ser brasileiro. Ou Deus nunca foi brasileiro. Ou os brasileiros deixaram de acreditar, que, Deus é brasileiro?

Será mesmo que Deus deixou de ser brasileiro? – Deus não pode deixar de ser o que ele um dia foi. Pois o que Deus é, Ele sempre será – [Nm. 23: 19] Deus não é homem, para que minta; Nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo Ele prometido, não o fará? Ou tendo falado, não o cumprirá?

Então, Deus nunca foi brasileiro? – devemos ter como meta sermos felizes! E, isto não se faz só. Deus, que tudo fez, está conosco! Ainda que todas as coisas sejam feitas por suas mãos, Deus não precisa ser brasileiro para amar o Brasil. [1 João 4:8] Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.

Pelo visto, o brasileiro deixou de acreditar em Deus? – Os últimos tempos nos diz, que, nós que, somos brasileiro, não estamos de bem com a vida, consequentemente, muitos brasileiros não estão mais de bem com Deus. A estes brasileiros, a velha fé, de que, “Deus é brasileiro”, perdeu a validade; e, foi substituída por uma busca desenfreada à um deus, que vos favoreça a qualquer custo as suas necessidades; uma vez, que, o governo nega; e, ou não dá nenhuma segurança de esperança de dias melhores – [Êxodo 19:5] Agora, se ouvirdes a minha voz e obedecerdes à minha aliança, sereis como meu tesouro pessoal dentre todas as nações, ainda que toda a terra seja minha propriedade.

É preciso repensar de que lado nós estamos. Esta atitude tem uma sugestão de Abraham Lincoln quanto à preocupação de estar do lado certo – “Minha preocupação não é se Deus está ao nosso lado; minha maior preocupação é estar ao lado de Deus, porque Deus é sempre certo”. De que lado nós estamos? Essa é a questão; e, não, se Deus é ou não brasileiro – [Sl. 33: 12] Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR, o povo que Ele escolheu para lhe pertencer!  

No Mundo das Nações, a grande diferença está nas que confiam em Deus; e, nas que não confiam em Deus. Podemos ver nas Nações que confiam em Deus, o seu povo servindo a Deus – [2 Cr. 30:8] Não tenham a cabeça dura como seus pais. Comprometam-se com Deus, dirijam-se para o santuário dele, que ele mesmo consagrou para sempre. Sirvam a Deus, o Deus de vocês, e ele afastará de vocês o ardor de sua ira. 

Onde o Brasil se encaixa? A própria condição do povo responde. Muitos brasileiros vivem como forasteiros em países estranhos; e, tem o céu como propriamente sua pátria. Brasileiros castigados pela falta de chuva, dizendo que Deus fechou o céu. Brasileiros vivendo vidas oprimidas, impregnadas de violência e repressão dos traficantes. Mais de 13 milhões de provedores de famílias estão desempregados. Epidemias batem nas portas. A sociedade é violenta e as igrejas enganam o povo. O futuro é incerto com a previsão apocalíptica do recuo do mar.

Pelo tamanho do sofrimento, os brasileiros veem em Jesus crucificado mais significado, do que, em Jesus ressuscitado! O povo, manifesta a injustiça de Deus injustamente. Ao invés de servi-lo, busca o culto aos santos e santos; e, ao ofício de Nossa Senhora, como alternativa para abrir o Céu. Mas não o sana. Não será melhor pedir condições de paz, ao Pai nosso que está no Céu? [Leia Lucas 14].

O Deus que os brasileiros um dia confessou ser brasileiro, ainda existe. Sempre existiu. Ele vive para sempre. E a sua porta se chama Jesus Misericordioso. Ele promete e não falha, que – se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar. Porque agora escolhi e santifiquei esta casa, para que o meu nome esteja nela perpetuamente; e nela estarão fixos os meus olhos e o meu coração todos os dias. [2Crônicas 7:14-16].

Se assim procedermos, sem dúvida nenhuma, “Deus é brasileiro”. Amém!


[Por: Luiz Clédio Monteiro – Ago/2017]



Post a Comment

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

Postagem Anterior Próxima Postagem