O CANDIDATO IDEAL.
Eclesiástico 10: 21 – Entre irmãos, presta-se honra ao mais velho, porém aos olhos do Senhor são honrados aqueles que temem ao Senhor.

Sugiro que ao escolher seu candidato a prefeito e vereador, veja em primeiro lugar a idade; a fim de evitar surpresas desagradáveis.

A idade é muito importante pelos seguintes motivos:

Ela traz acúmulo de experiências e é um arquivo vivo.  Grandes empresas multinacionais costumam entregar o comando para profissionais na faixa dos 50 anos, que estão num ponto de equilíbrio entre velocidade de processamento e experiência acumulada. A maioria dos problemas que surgem pode ser resolvida com base na comparação com os padrões que foram acumulados.

Serão todos eles sábios? Provavelmente não. Mas todos acumularam muitos padrões e experiências e exibiram muita competência e experiência, que serviram para levar adiante seus bons e maus propósitos. A sabedoria é uma forma de processamento mental muito avançada, que atinge seu auge apenas na velhice. Enfim sabedoria trata-se mais de uma troca do que de uma supercapacidade.

Em nenhum momento eles são marionetes. Sempre estarão no comando.  De outra forma: Quando somos jovens, a maior parte do nosso poder de processamento é empregada em tentar entender o mundo e as situações com as quais nos confrontamos.

O que faz a diferença entre o homem experiente e o neófito é que, o de idade, precisa de menos de dinheiro e muito mais de atividade para esbanjar seus experimentos; enquanto que, o novo, sonha com a fama e com a riqueza para gastar. Levando-o à auto-suficiência e ao endeusamento de si próprio, falsificando sua condição fundamental.

“A velhice é sempre vista como uma época de declínio, mas ela pode trazer novas habilidades muito poderosas”, diz Goldberg.  Ela também trem a capacidade de conseguir antecipar eventos que costumam pegar as pessoas desprevenidas.

[pesquisado e compilado
do texto de Carlos Nasser
sobre o neuropsicólogo russo-americano
Elkhonon Goldberg.]

Por: Luiz Clédio Monteiro – abril/2016

Post a Comment

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

Postagem Anterior Próxima Postagem