Salve Jorge, salve Chico.

O Papo é do Terceiro Mundo. O novo Papa é o argentino Jorge Mario Bergoglio, que escolheu o nome religioso de Francisco. Sendo assim o Jorge que virou Chico é o Papo do Terceiro Mundo.

A idéia de um terceiro Mundo foi criada para descrever os países que se posicionaram como neutros na Guerra Fria, não se aliando nem aos Estados Unidos e os países que defendiam o capitalismo, e nem à União Soviética e os países que defendiam o socialismo.

A origem do nome é do demógrafo francês Alfred Sauvy, que propunha a ideia de um Terceiro Mundo, inspirado na proposição do Terceiro Estado usada na Revolução Francesa. Os países membros do chamado Terceiro Mundo deveriam se unir e revolucionar a Terra, como fez os burgueses e revolucionários na França.

É a partir dessa denominação que esses países, considerados pobres e com sérios problemas sociais como a violência, a miséria extrema e a corrupção, buscaram chamar a atenção do mundo inteiro. No entanto, muitos desses países acabaram depois cobiçados por forças políticas e sociais ligadas a cada uma das duas facções da Guerra Fria, a capitalista e a comunista [Wikipédia].

O Terceiro Mundo é o ultimo mundo deste mundo, é a ultima oportunidade do mundo, é a ultima porta missionária do mundo, portanto o fim da evangelização do mundo.

O Papa do Terceiro Mundo se alto denominou de “Francisco” e logo colocaram sobre este nome o algarismo romano “I” como “Francisco I”, porem foi alertado pelo Papa que não, não seria “Francisco I”, mas somente Francisco. 

Francisco - O Papo do Terceiro Mundo talvez seja também o ultimo Papa do mundo.

Isso me lembra a passagem bíblica de Mateus 20, 6-7: “Saindo outra vez pelas cinco horas da tarde, encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse: ‘Por que vocês estão aí os dias inteiros desocupados? ’ Eles responderam: ‘Porque ninguém nos contratou’. O patrão lhes disse: ‘Vão vocês também para a minha vinha’”.

E assim, foi o Francisco – Salve Jorge, salve Chico 


[por: Luiz Cledio Monteiro Filho] 

1 Comentários

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

  1. Não tenho dúvida de que estamos caminhando a passos largos para o desfecho do projeto de Deus. Vejo, no entanto, que a igreja ainda não se apercebe do relógio de Deus. Não sei se é falta de espiritualidade ou se é falta de doutrina mesmo, Em todo caso prefiro ficar com a ultima opção. Assim, recai sobre nós, os pastores, que temos falhado em não preparar a igreja para a ultima hora!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

Postagem Anterior Próxima Postagem