A mais bela arquitetura da terra.

[Jo. 6: 28] Então eles perguntaram: “O que é que devemos fazer para realizar as obras de Deus?”

Oscar Niemayer, Gaudi, Santiago Calatrava, Frank Lloyd Wright, Frank Gahry, Ruy Ohtake, são [entre outros] os melhores arquitetos no conselho do CIAM. Suas obras são arrojadas, seus aspectos inovadores impressionam, avocando toda classe em segui-los. No entanto existe uma obra que quando arquitetada é a maior de todas já idealizada, não há no mundo nada de mais atualizado e extraordinário, que esta obra espirituosa.

Toda arquitetura edificada como engenharia civil, tem em sua vertente, essencialmente, a finalidade de satisfazer as necessidades de adaptação anatomista do homem num padrão cada vez mais suntuoso. No entanto, apesar de toda modernidade que envolve a edificação, ela tende a deteriorar com o tempo, necessitando periodicamente de manutenção. 

A mais bela arquitetura da terra, idealizada pelo mais sábio dos arquitetos de todos os tempos, não deteriora, pelo contrario, o próprio tempo, lhe serve de fortalecimento fazendo-a durar pela eternidade; sua vertente não só é essencial ao homem anatomicamente, mas também espiritualmente.

O que é está obra? Como fazer para realizá-la? O próprio Jesus responde: a mais bela arquitetura da terra foi idealizada por Deus. E, para realizar esta obra de Deus é preciso somente que vocês acreditem naquele que ele enviou [v.29]. A mais bela arquitetura da terra está no evento de crermos em Jesus como o Cristo, o filho de Deus.

Ao arquitetar tal conjuntura em seu coração você produz obras geradoras de vida ao mundo. E, qual obra é maior que o ato da vida? Se a vida é capaz de gerar pelo Espírito o amor, a alegria, a paz, a paciência, a bondade, a benevolência, a fé, a mansidão e o domínio de si [Gl 5: 22-23]. Onde houver a essência desta obra em favor dos outros, não haverá idolatria, feitiçaria, ódio, discórdia, ciúme, ira, rivalidade, divisão, sectarismo, inveja, bebedeira, orgias e outras coisas semelhantes [v.20-21].

A mais bela arquitetura da terra é capaz de tudo isso. Contra ela não existe lei. E, nenhum instinto egoísta junto com suas paixões e desejos a vencerá. Quem edifica tal obra em si, caminha sobre o impulso do Espírito, não terá mais fome, e quem acredita nela nunca mais terá sede [v.36]. Tal arquitetura é dada por Deus àquele que faz a obra. E Jesus não rejeitará aquele que trabalha a obra da fé.

Esta é a vontade do Pai arquiteto: que todo homem que vê o Filho como a mais bela arquitetura da terra e nele acredita, tenha a vida eterna, e Jesus o ressuscitará no último dia [v. 44]. Todos os homens serão instruídos por Deus para fazer tal obra. Portanto aquele que escuta o Pai e recebe sua instrução vai a Jesus e realiza a mais bela arquitetura da terra [v.45].

A mais bela arquitetura da terra é Jesus que se apresenta como aquele que veio de Deus para dar a vida definitiva aos homens.


Luiz Clédio Monteiro
Fundador da Rede Social Cristã
Blog [Doutrina Cristã]: www.cledio.blogspot.com


Post a Comment

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

Postagem Anterior Próxima Postagem