Ouvir e agir.

[Mc. 4: 12] “para que olhem, mas não vejam, escutem, mas não compreendam, para que não se convertam e não sejam perdoados”.

Já dizia os mais velhos, que, escutar não é ouvir e, que ouvir é uma ciência, mas saber ouvir é um dom. Outros, no entanto afirmam que ouvir qualquer um ouve, mas escutar é distinto e, requer treinamento diferente para cada pessoa, uma vez que, cada uma vê e entende a partir do lugar que ocupa na coletividade e das dificuldades que encontra para se comprometer e continuar a ação.

Escutar ou ouvir. Não sei; mas o que sei é que precisamos saber fazer bom uso, explorando positivamente aquilo que escutamos ou ouvimos, inconscientemente ou cientemente; e, agirmos corretamente em consonância com o Espírito. O dom de ouvir e agir proveitosamente com entendimento, “não tem preço”.

Jesus falava por parábola, porque o povo não queria ouvir. Escutavam inconscientemente para não ter que agir. Entretanto aos apóstolos Jesus desvendava todo mistério do Reino ao falar, porque eles escutavam com o coração e desejavam agir em consenso com Jesus [v.11]. Para os que não querem agir pela fé, tudo que ouvem, escutam de modo estranho. Assim não compreendem, para que não se convertam e não sejam perdoados [v.12]. Jesus quer mais que perdoar nossos pecados e, nos ver convertidos; Ele quer que compreendamos profundamente a verdadeira razão do seu perdão para que possamos dar valor estimado a nossa conversão.

Se não soubermos ouvir e entender as coisas mais simples, como vamos poder agir diante dos grandes desafios [v.13]. Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça [v.22-23]. Vamos aprender a ouvir para agir, do contrário ficaremos de fora sem compreender.

Luiz Clédio Monteiro
Fundador da Rede Social Cristã
Blog [Doutrina Cristã]: www.cledio.blogspot.com

Post a Comment

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

Postagem Anterior Próxima Postagem