Breaking News

ads header
  • Breaking News

    domingo, 30 de outubro de 2011

    Ai de vocês, ricos!



    Ai de vocês, ricos!
                                 
    [Tg. 5: 1] “E agora vocês, ricos: comecem a chorar e gritar por causa das desgraças que estão para cair sobre vocês”.

    Os ricos estão mesmo perdidos? Jó desmente essa afirmação, mostrando que os injustos vivem muito bem, prosperam, se alegram e morrem felizes. “Por que os injustos continuam vivos, e envelhecem cada vez mais ricos? Sua descendência está segura na companhia deles, e eles vêem os seus filhos crescer” [Jó. 21: 7-8].

    E, a justiça de Deus? Segundo Tiago, que lança a mais violenta passagem do Novo Testamento contra os ricos [v.1-6], será terrível. Nela ele alertar os ricos para começarem a chorar e gritar por causa das desgraças que estão para cair sobre eles. A razão vem das riquezas deles que estão podres e enferrujadas porque não revertem para o bem comum, mas servem unicamente para uma vida regalada e luxuosa; e, que, por causa da retenção dos salários devidos dos trabalhadores, os protestos deles chegaram aos ouvidos do Senhor; por isto, essas coisas serão testemunhas contra eles os ricos e como fogo lhes devorarão a carne na hora da matança, no dia do julgamento. De nada adianta portanto a vida de conforto e luxo que eles tiveram.

    Mas alguns ricos podem salvar-se, com certeza. “De fato, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido” [Lc. 19: 10]. Vejamos o caso de Zaqueu. Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “A metade dos meus bens, Senhor, eu dou aos pobres; e, se roubei alguém, vou devolver quatro vezes mais” [v.8]. É o exemplo para qualquer rico que deseja alcançar a salvação. Sua conversão começa com o desejo de conhecer Jesus de perto. Continua, quando se une ao povo para se encontrar com Jesus e acolhê-lo em sua própria casa. A conversão se completa quando Zaqueu se dispõe a partilhar seus bens e devolver com juros o que roubou [v.1-9].

    Outros exemplos de homens que Deus enricou porque assumiu o projeto de Deus e procurou realizá-lo: Abrão entrega-se a Deus na fé, para que este lhe aponte o caminho e ficou rico em rebanhos, prata e ouro [Gn. 13: 2]. Deus o abençoou Isaac que semeou a terra, colheu o cêntuplo; foi ganhando muito, até ficar bem rico.[Gn 26: 12-13]. E, assim foi com Jacó/Israel, José, Davi, Salomão...

    Javé [Deus] torna pobre e torna rico, ele humilha e também levanta. Ele ergue da poeira o fraco e tira do lixo o indigente, fazendo-os sentar-se com os príncipes e herdar um trono glorioso... [I Sm 2: 7-8]
    Luiz Clédio Monteiro
    Fundador da Rede Social Cristã
    Site: http://doutrinacrista.ning.com/
    Web: http://doutrinacrista.ning.com/profile/luizclediomonteirofilho
    Blog [Doutrina Cristã]: www.cledio.blogspot.com

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
    Deixe seu comentário.
    Ele é muito importante.
    Obrigado