O papel da lei.

[I Tm. 1: 9-10] “Ela não é destinada ao justo, mas aos iníquos e rebeldes, ímpios e pecadores, sacrílegos e profanadores, parricidas e matricidas, homicidas, impudicos, pederastas, mercadores de escravos, mentirosos, para os que juram falsos, e para tudo o que se oponha à sã doutrina”

A Lei é boa, e, existe para mostrar o erro e evitar que os conflitos de interesse cheguem a níveis de destruição, causando exploração, opressão e morte. Contudo alguns doutores transformam a Lei em especulação dogmática.

Mas se você acha que a Lei é dura, saiba portanto que o amor é muito mais exigente que a Lei, que, orienta todo o pensamento e prática dos cristãos, de acordo com o testemunho de Jesus Cristo. É por isto que para o cristão a Lei não tem mais sentido.

A Lei entretanto tem o propósito de revelar as coisas de Deus, - Sal. 119:18. A Lei trazer paz e tranqüilidade. - Sal. 119:165; Is. 48:18. Apresenta o plano de Deus para o homem. - Ecl. 12:13, 14. Mostra o pecado. - I Jo. 3:4. E, o amor de Deus entre os homens, - Jo. 13:34; 15:10. O cristão não nasce da obediência a uma Lei, mas do dom livre que participa com alegria da tarefa comum, que é testemunhar o amor de Deus que, quer dar vida.

Ela também serve para revelar o caráter de Deus. É santa, justa e boa. - Rom. 7:12. É perfeita. - Sal. 19:7; Mat. 5:48. É imutável. – Sal. 111:7,8; Mat. 5:17-18. E, está em vigor depois da crucificação, - Rom. 3:31; 7:12; Tia. 2:10. Mostrando que todos são pecadores e necessitam da salvação gratuita, que só se realiza através da fé em Jesus.

Por fim a Lei revelou entre outros o Primeiro Mandamento: Ex. 20:3-6. A proibição de servir a outros deuses. O povo deve escolher: ou servir a Javé, que no seu amor dá liberdade e vida, ou servir a outros deuses, que acarretam como castigo a escravidão e a morte. Além disso, proíbe fabricar ídolos, para que o povo não seja tentado a servir a deuses falsos: é impossível representar o verdadeiro Deus com imagens ou idéias, que correm sempre o perigo de ser manipuladoras.

Luiz Clédio Monteiro 
Fundador da Rede Social Cristã
Site: http://doutrinacrista.ning.com/
Web: http://doutrinacrista.ning.com/profile/luizclediomonteirofilho
Blog [Doutrina Cristã]: www.cledio.blogspot.com

Post a Comment

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

Postagem Anterior Próxima Postagem