Conivência na luta.

[Fp. 2: 29b] “Tenham grande estima por pessoas como eles”

Quem tem um amigo, o ganhou por ganhar. Amigo não é coisa que se possa comprar ou escolher. Amizade é um dom de Deus. "Aquele que procura um amigo sem defeitos termina sem amigos." [Provérbio Turco]. Amigo mesmo já dizia “Mateo Alemán” é como os bons livros, são poucos, bons e bem conhecidos.

"Na prosperidade é muito fácil encontrar amigos, na adversidade não há nada mais difícil." (Epiteto). Mas Paulo [pela graça Deus], contava com alguns amigos fieis em sua tribulação, Timóteo e Epafrodito foram exaltados pelo apostolo como amigos; ele deu prova dos seus valores. Eles não só ajudavam Paulo no seu sofrimento com se preocupavam sinceramente com os problemas da igreja dos Filipenses [v.20].  Amigo não busca os próprios interesses, eles são como espelho refletindo o amor de Jesus [v.21].

Se você tem um amigo como Timóteo e Epafrodito, companheiro de trabalho e de luta, que a sua igreja mandou para atender às suas necessidades [v.25], você é um felizardo, receba este amigo com grande alegria e estima. "Nada aproxima tanto dois amigos um do outro quanto o fato de terem um inimigo comum." (Frankfort Moore). Não devemos nos preocupar somente com os negócios, e compromissos sociais, devemos investir com sensibilidade nas necessidades humanas: amizade, afeto, gratidão, auxílio mútuo, problemas pessoais, boa acolhida.

Tomé deu um grande exemplo de amizade [logo ele que para crer foi preciso ver], ao se colocar corajosamente ao lado de Jesus quando se dirigia a Jerusalém, dizendo: “Vamos nós também para morrermos com ele” [Jo. 11: 16]. Se sua família for marcada por relações de amizade e amor ativo, ninguém ali tem medo do perigo ou de se comprometer quando se trata de ajudar o irmão necessitado. O receio de enfrentar obstáculos nasce da falta de fé que não compreende a qualidade de vida que Jesus exemplificou. "[A Bíblia ensina amar nossos inimigos como se fossem nossos amigos, possivelmente porque sejam mesmo” [Vittorio de Sica].

A inimizade fortalece o poder dos opressores; enquanto que a amizade liberta o homem desse mau, tornando-o radicalmente livre e capaz de dar até o fim o testemunho da própria amizade.

"A vida é em parte o que nós fazemos dela, e em parte o que é feito pelos amigos que nós escolhemos." [Tennessee Williams].


Luiz Clédio Monteiro 
Fundador da Rede Social Cristã
Site: http://doutrinacrista.ning.com/
Web: http://doutrinacrista.ning.com/profile/luizclediomonteirofilho
Blog [Doutrina Cristã]: www.cledio.blogspot.com
E-mail: Lcmf56@hotmail.com

Post a Comment

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

Postagem Anterior Próxima Postagem