a


Serviço espiritual.

[Fp. 1:2] “Que a graça e a paz de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês”.

A oração intercessora é na verdade um serviço espiritual. Ela é considerada uma carta aberta dirigida a toda a sociedade. Trata-se de um dever cristão, cuja finalidade é clamar pelo bom caminho do povo. Neste serviço espiritual o amigo é encarregado de atender às necessidades espirituais dos amigos e, talvez, também materiais.

Quando Deus entregou Acaz rei de Judá nas mãos do rei de Aram, um profeta de Deus, chamado Oded, teve compaixão dos sobreviventes e com as roupas e sandálias dos despojos, ele vestiu os que estavam nus; deu comida e bebida para os prisioneiros, curou seus ferimentos, montou em burros todos os que não podiam andar e os levou até Jericó [2Cr. 28].

Na parábola do bom samaritano [em Lucas 10,29-37], vemos o exemplo maravilhoso do que é o serviço espiritual, onde o próximo é quem se aproxima do outro para lhe dar uma resposta às necessidades. Nessa tarefa prática, o amor não leva em conta barreiras de raça, religião, nação ou classe social.    

Jó foi um homem dedicado ao serviço espiritual. Todos os que ouviam, o elogiavam, e com os olhos o aprovavam, porque ele libertava o pobre que pedia socorro e o órfão indefeso. Ele recebia a bênção do moribundo, e alegrava o coração da viúva. Ele era os olhos do cego e os pés do coxo. Ele era o pai dos pobres, e se empenhava pela causa de um desconhecido [Jô.29].

Na esposa ideal podemos encontrar a forma do serviço espiritual valendo mais que uma pérola. Suas mãos trabalham com prazer. Administra as provisões, supervisiona o andamento da casa; dar ordem com disposição. Ela abre as mãos para o pobre e estende o braço para o indigente. Seu marido é respeitado porque ela se veste de força e dignidade. Fala com sabedoria, e ensina com bondade seus filhos [Pv.31].

Muitos são fortes, mas aquele que faz do serviço espiritual a esfera maior da sua vida por temor a Deus merece louvor.

Sirvam a Deus, e então Ele abençoará o pão e a água, e afastará a doença do meio de vocês. Na sua terra não haverá mulher que aborte, ou seja, estéril, e fará você chegar ao número completo de seus dias [Ex. 23: 25-26].

Luiz Clédio Monteiro 
Fundador da Rede Social Cristã
Blog [Doutrina Cristã]: www.cledio.blogspot.com
        E-mail: Lcmf56@hotmail.com

2 Comentários

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

  1. Caro amigo Luiz Clédio.
    Lendo atentamente a sua lição cristã, pairou uma dúvida: Oração intercessora são nossas preces dirigidas a Jesus Cristo pelo irmão que está fraco na fé, por exemplo, ou são os serviços de assistência espiritual (ou material) que prestamos ao nosso próximo, como no exemplo citado do bom Samaritano? Tire-me essa dúvida, por favor.
    Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Benito.
    Obrigado pela participação.

    A oração intercessora - é a nossa prece dirigida a Jesus Cristo pelo irmão, sim. Mas não deixa de ser considerada como um serviço espiritual para atender às necessidades espirituais/materiais. Em fim a prece é uma ação espiritual a serviço de Deus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

Postagem Anterior Próxima Postagem