A necessidade de justificação.

[Gl. 6: 4] Cada um examine a sua conduta, e então achará motivo de satisfação em sua própria pessoa, e não por comparação com outros.

Todo mundo tem o direto de defesa. É lei. E, a melhor defesa já disseram é o ataque. Então a primeira idéia de defesa que se tem na educação humana de auto defesa é nada mais, nada menos, que comparar sua vida com outras vidas que estejam piores que a sua, e, quanto pior, melhor para aumentar a satisfação e o consolo na defesa.

Nessa intuição quando a pessoa examina sua conduta e acha motivo de reprovação, só ver uma saída, camuflar seus erros por traz dos erros alheios. Dessa forma comparando-se aos piores torna seus erros “melhores”. Ate que possa dar um jeitinho brasileiro de se sair. A melhor defesa só é o ataque, quando não se pode se defender, isso sim.

Mas quando o centro da educação da pessoa está firmado na fé dos ensinamentos de Cristo, a satisfação da sua conduta está em sua própria pessoa, e não por comparação com outros. A fé e a boa conduta são inseparáveis. Juntas formam a consciência cristã e perpetra história em experiência com Deus sobre o libertar e o dar vida com abundância. A boa consciência da fé faz da conduta da pessoa uma legislação em estatutos, normas e testemunhos que sustenta qualquer defesa na pratica da justiça a fim de nutrir uma vida social cristã na liberdade e na dignidade.

Para este homem de fé, a necessidade de justificação, não se justifica nem para o propósito da necessidade de receber a salvação! Porque ele sabe, com efeito, que se a sua integridade não superar a dos homens, não entrará no Reino do Céu. [Mt. 5: 20]. Assim quando se sente culpado, procure urgentemente a reconciliação, porque sobre a sua culpa pesa um julgamento.

Luiz Clédio Monteiro 
Fundador da Rede Social Cristã
Blog [Doutrina Cristã]: www.cledio.blogspot.com
        E-mail: Lcmf56@hotmail.com

1 Comentários

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

  1. Meu caro amigo Luiz Clédio
    Obrigado pela excelente reflexão que serve para entendimento preciso da Palavra Santa na voz do Apóstolo Paulo.
    Vejo que essa de "a melhor defesa é o ataque" nada mais é que tentar justificar a fraqueza e desvio de conduta cristã.
    Receba o meu fraternal abraço e votos de uma semana ricamente abençoada.
    Obs: No próximo dia 8 o nosso modesto blog estará completando o seu primeiro aniversário. Convido o amigo para se fazer presente com sua palavra de luz.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

Postagem Anterior Próxima Postagem