Entre dois caminhos.

[Gl. 5: 16] Por isso é que lhes digo: vivam segundo o Espírito, e assim não farão mais o que os instintos egoístas desejam.

Temos duas orientações. De um lado os “instintos egoístas” que vem da carne; do outro o norte “segundo o Espírito” que é a orientação do amor. Isto, no entanto não assinala que somos feitos de duas partes, mas sim que andamos entre duas orientações diferentes de comportamento: a do “Espírito” é a que leva o homem a servir o outro; enquanto que a do “instinto” agita o egoísmo que leva o homem a servir a si mesmo.

Porque os instintos egoístas têm desejos que estão contra o Espírito, e o Espírito contra os instintos egoístas; os dois estão em conflito, de modo que vocês não fazem o que querem [v.17].

Podemos dividir os instintos em quatro grupos: a impureza, que perverte o amor humano; a idolatria e a feitiçaria, que pervertem a relação com Deus, único absoluto; as divisões, que pervertem as relações sociais; os excessos da mesa, que revelam a perda da dignidade humana. [v.19-21]

Somos, entretanto chamados a viver de acordo com Jesus Cristo, isto é, deixando-se guiar pelo Espírito de Cristo, vivendo nas condições em que nasce e se desenvolve o amor (fé, mansidão, domínio de si), os sinais da presença do amor (alegria e paz) e as manifestações ativas do amor (paciência, bondade, benevolência) [v.22-26].

Os que pertencem a Cristo crucificaram os instintos egoístas junto com suas paixões e desejos [v.24]. Se, vivemos pelo Espírito, caminhemos também sob o impulso do Espírito [v.25].

Luiz Clédio Monteiro 
Fundador da Rede Social Cristã
Blog [Doutrina Cristã]: www.cledio.blogspot.com
        E-mail: Lcmf56@hotmail.com

Post a Comment

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

Postagem Anterior Próxima Postagem