Espírito de competição. 

[1 Co. 6: 11b] “Mas vocês se lavaram, foram santificados e reabilitados pelo nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito do nosso Deus”.

Ate mesmo entre amigos [crentes?] pode haver questões. Você um crente espiritual quererá levar um prejuízo de outro irmão sem antes levar o caso ao parecer de terceiro? Claro que não. Já que o caso certamente é de espírito de competição e de ausência de discernimento.  Então, qual será o destino dessa consulta/queixa em busca de direito: o tribunal dos homens ou o conselho da igreja? Não é difícil a decisão, creio. 

Como alguém batizado no mesmo batismo do irmão em Cristo, portanto participando juntos da mesma esperança de reger o mundo e os anjos pelo Reino podem recorrer a tribunais seculares para dirimir seus conflitos? Isso não seria colocar as coisas acima do espírito do Evangelho que diz: “Amem os seus inimigos, e orem por aqueles que perseguem vocês?” [Mt.5: 38-48].

E, é justamente esse Evangelho, à única esperança que temos para superar a vingança e ate mesmo nos fazer abrir mão dos nossos direitos em favor do irmão, sem, contudo nos achar prejudicados. A vingança traz violência, e nós no passado já viajamos por essa estrada de lama como injustos, viciados, idólatras, adúlteros, desonestos, avarentos, alcoolizados, caluniadores... Portanto quando submetemos as decisões das nossas atitudes às mãos dos que ainda andam como andávamos, quer dizer que espiritualmente nunca saímos daquela trilha.

Proponha uma atitude nova em sua vida, a fim de se desviar de uma vez por toda desta infernal estrada da brutalidade. Resista ao inimigo da competição. Não use as mesmas armas usadas por ela. Desarme qualquer comportamento que possa impedir o relacionamento cristão e fazer progredir o ódio.

Somos todos os dias convidados a um comportamento que nos torne filhos testemunhando a justiça do Pai [Mc 2,13-17].

Luiz Clédio Monteiro 
Fundador da Rede Social Cristã
Blog [Doutrina Cristã]: www.cledio.blogspot.com


1 Comentários

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

  1. El espíritu de competencia nos fue dado, también la capacidad de dicernir, entonces cuando me brota el torrente de lo humano que hay en mi, ¡debo procurarme la capacidad de dicernir!
    ¡INTERESANTE!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

Postagem Anterior Próxima Postagem