O 2º ano, da 2ª década, do 1º século, do 3º milênio – 2011


Por: Luiz Clédio Monteiro [Fº].

Em dezembro do ano passado [2009] escrevia o artigo: O 1º ano, da 2ª década, do 1º século, do 3º milênio, me referindo a este ano de 2010, ora findando.

Vivemos o último mês do ano, quantas coisas aconteceram e não tínhamos nem idéia do que seria. Por ex.: quem governaria o Brasil nos próximos quatros anos? Não tínhamos nem idéia; hoje se sabe que será a Srª. Dilma Rousseff.

Uma coisa não mudou. Que Cristo em pessoa há de reinar sobre o mundo, conforme a visão relatada no Livro do Apocalipse (20, 1-5), do Novo Testamento. Dei e dou fé!

Em meio a esta verdade outros rumores chegaram das fontes cientificas [ou não] de que o mundo irá se espatifar em 2012, precisamente em 21 de dezembro [ironicamente, no dia do meu aniversário] conforme previsão “Maia”. Digo assim espatifar, por que não acredito que ele irá se acabar. Aconteça o que acontecer. Seja lá que catástrofe for que esteja por vir. O velho mundo suportará; porque ainda terá que ver acontecer o que está na Bíblia: “O Senhor Jesus [antes] virá novamente e desta vez regerá o planeta por mil anos”. Acredite; isto vai acontecer!

Comentávamos também naquele artigo que o futuro dos evangélicos de fora para dentro parecia ser ainda mais promissor, enquanto que de dentro para fora... [nem se fala]. No presente momento as coisas estão assim: Os católicos [a maioria] que confundiram Jesus com Maria, já não podem ser condenados por tal insinuação, uma vê que seus denunciantes [os pastores evangélicos, salvo algumas exceções], fizeram pior: substituíram Jesus pelo púlpito. Jesus é Jesus e não se discute. Dizem eles. Agora o púlpito, sim, por este eles ate se matam. Dão a própria vida. Oh se dão.

Como dizia Vinicius de Moraes. “A vida só se dá a quem se deu...” O púlpito deu e tem dado a eles: poder, fama, dinheiro e outras coisas que Jesus não deu e não vai dar, a não ser uma cruz. E, cruz é de morte; morrer, eles não querem; porque ressuscitar, eles não podem [não crêem]. Esqueceram [?] o que a Bíblia ensina [Bruce Anstey], que quando os cristãos se reúnem em assembléia todos os irmãos devem ter a liberdade para ministrar desde que o Senhor os conduza pelo Espírito (1 Co 12:6,11, 14:24, 26, 31). Digo, pois, que se assim fosse, o púlpito não teria o mesmo destino que teve a estola sacerdotal de ouro de Gideão [Jz. 8: 27] – uma boa intenção que se transformou num objeto poderoso e idólatra para sua casa; mas permaneceria como sendo “Justiça de Deus” se nas mãos de todos estivesse.

Não importa quantas previsões irão fazer os adivinhos nas TVS e o quanto você espera do amanhã de 2011. O injusto, que continue com sua injustiça; o sujo, que continue com suas sujeiras; o justo pratique ainda a justiça; o santo continue a se santificar! Uma coisa é certa: O projeto de Deus vai realizar-se, e já não é possível viver uma vida dupla [Ap. 22: 10-11].

7 Comentários

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

  1. Caríssimo Luiz Clédio.
    Obrigado por seguir o meu modesto blog e meus sinceros parabéns por esta maravilhosa página, que não pode deixar de ser visitada em razão do excelente conteúdo que são palavras iluminadas. Agora veja... Essas previsões que fazem a cada final de ano são umas lástimas. Concordo plenamente com vc quando dá uma boa chibatada nos vendilhões da Palavra Santa.
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Caro Luiz, como cristão compartilho contigo da mesma convicção. Resta apenas a questão, como e quando se dará isto?

    Não sei quantos carros temos hoje poluindo o ar. O que sei é que quando surgir um que não polua, que tenha o mesmo desempenho ou melhor do que este que está no mercado, que tenha um custo de produção e de manutenção igual ou melhor do que o carro que polui, então estes que estão circulando hoje, causando danos, serão descartados e substituídos pelo modelo novo.

    O mesmo raciocínio se aplica ao ser humano. Temos o modelo ideal apresentado há dois mil anos, Jesus Cristo. Mas nós continuamos achando que o custo deste modelo é ainda muito alto. Quando aparece alguém com ideais nobres, disposto a investir neste modelo, assim que abre o manual do proprietáro, logo desanima, ao ler a condiçao si ne qua non para entrar neste novo modelo: "Qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que possui, não pode ser meu discípulo." Lc. 14,33

    Quanto tempo ainda vamos ficar quebrando a cabeça para entender este ensinamento precioso? O custo, na verdade, é zero! Melhor do que isto, ganhamos a vida, e vida plena!

    ResponderExcluir
  3. Certamente meu amigo Benito
    Obrigado pelo comentário.

    A paz,

    ResponderExcluir
  4. Amigos da Ong. T e C.
    Obrigado pela participação.
    Excelente alegoria

    ResponderExcluir
  5. Caríssimo Luiz Clédio.

    Passando para conferir as mensagens e deixar esta, O NATAL NOS FALA DE ESPERANÇA, do Pe. Zeca, desejando para vc e todos os seus familiares os meus carinhosos votos de um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
    Peço que aceites o meu fraternal abraço.

    "Quando chegar o Natal e, na tua casa ou nalguma igreja, puderes contemplar um presépio, certamente descobrirás que o Natal é uma festa que celebra a esperança.

    E a esperança é uma força ativa, em nós, que nos permite vencer o desânimo e acreditar que a vida e o mundo têm futuro.

    Ali no presépio, Deus nos oferece uma lição: poderia ter desanimado e desistido de salvar a humanidade; poderia ter deixado de acreditar no ser humano; poderia ter escolhido um caminho mais fácil para fazer seu Filho vir ao mundo.

    Mas Deus preferiu identificar-se com o ser humano, amando-o apaixonadamente a ponto de assumi-lo, correndo por ele as dores de todos os riscos e o risco de todas as dores.

    O Deus da esperança sabia e sabe que o amor podia e pode vencer, sempre.
    Quando chegar o Natal, reabastece o teu coração de esperança, para que todas as tuas lutas tenham sentido.

    Lembra-te: alimentar a esperança é assegurar a possibilidade de renascer em cada Natal que a fé nos convida a celebrar"

    ResponderExcluir
  6. Caríssimo Benito,
    Meu amigo:
    sua mensagem foi comovente e cheia de amor. Obrigado de coração!
    Retorno então com os agradecimentos comentando:
    Tempo de mudança de ano, é sempre um tempo de reflexão. Embora saibamos que o tempo não muda, não para, não reinicia, não desacelera e nem acelera; porque o tempo, é o tempo; é de Deus, e Deus não muda, quem muda somos nós, as nossas estratégias, porque ate mesmo nossos planos, no fundo, não mudam.
    Vivemos criando conceito para mudar o que não deveria ser mudado, enquanto que resistimos trabalhando para manter funcionando a qualquer custo, coisas que deveriam ser extintas. Vivemos para esquecer veracidades incondicionais, no tempo em que vivemos para lembrar e acreditar nas falsidades dos taumaturgos.
    Mas o Natal traz sempre a fé; a fé cristã que brotará, e, não é uma fé à prova de fogo, mas sim, uma fé de fogo. Fé que restaura o quebrado; fé que renova o envelhecido; fé que reconcilia os embates; fé que converte as tradições; fé que levanta os caídos; fé que salva os condenados; fé que mostra o caminha aos perdidos; fé que nos faz cantar, quando temos tudo para chorar; fé que nos faz louvar, quando nada temos para comemorar; fé que liberta a nossa alma; fé que nos torna como noiva de Cristo; fé que fala de paz e alegria no momento em que a morte pode está para acontecer; fé que não apaga mesmo depois da morte; fé que nos levará às muitas moradas celestiais, abrindo espaço de esperança e vida fraternal (Jo. 14:2).

    ResponderExcluir
  7. Amigo Luis Clédio
    Em 2011 seja feliz nos seus sonhos e tenha a felicidade de buscá-los...
    Seja feliz nos seus projetos e tenha a felicidade de realizá-los...
    Seja feliz nos seus desejos e tenha a felicidade de concretizá-los...
    Seja feliz nos seus sucessos e tenha a felicidade de obtê-los...
    Seja feliz sempre, em todos os momentos...
    Estes são os sinceros votos do seu amigo Benito de Andrade

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

Postagem Anterior Próxima Postagem