Vovô Lamec.

Por: Luiz Clédio Monteiro.

Lamec, filho de Matusalém, neto de Enoc, foi o pai de [papai] Noé. De formas, que Matusalém era o avô de Noé e Enoc seu bisavô, que era filho de Jarede, que era filho de Malalel, que era filho de Cainan ou Quenã, que era filho de Enos, que era filho de Sete, que era filho de Adão que era filho de Deus.

Noé foi um homem abençoado. Alias, abençoado desde seus antecedentes, tendo em vista que o seu bisavô Enoc andara com Deus; e, aos trezentos e sessenta e cinco anos desapareceu, porque Deus o arrebatou.  Seu avô Matusalém foi um homem abençoado com longos dias de vida. Naquela época, ser bem-aventurado era viver bastante, salientando a idade. Ele viveu novecentos e sessenta e nove anos. Marca imbatível ate hoje. Noé, que significa: “Este nos consolará do trabalho e do cansaço de nossas mãos, causados pela terra que Deus amaldiçoou”; encontrou graça aos olhos de Deus.

A história da família de Noé representava para aquela geração a última testemunha de que Deus, ao criar Adão, o fez à Sua imagem e semelhança. Ao mesmo tempo em que marcava o primeiro sinal da presença da salvação do homem pela misericórdia de Deus, que vendo sua criação desfigurada, decidiu exterminá-la. Tudo perdido? Não. A história continuou através de Noé, o homem justo.

E Lamec, pai de Noé? Foi um profeta que trazia esperança do descanso. Ninguém mais iria comer livremente de toda árvore do jardim. Havia agora uma batalha interminável entre o homem e o meio ambiente, unicamente pela sobrevivência. Lamec ansiava pelo dia que essa maldição teria fim. Assim chamou seu filho de [papai] Noé, um nome relacionado com o verbo “descansar”.      

Por intermédio do seu filho Noé, realmente o mundo teria um novo início sob a benção divina e o sinal de uma [nova] aliança que se concluiria quatro mil anos depois, com a vinda de outro Filho imensamente maior – Jesus!

Noé teve filhos; e, os três mais conhecidos eram Sem [ancestral de Abraão, Isaque...], Cam ou Cã [gerou os cananeus] e Jafé [os gregos...]. A mulher de Noé, segundo a tradição judaica não bíblica, é chamada de Noéma ou Naamá (Na'amah - cheia de beleza) uma mulher cananita [primeiro povo a viver em cidades-estados]. Há quem a identifique [quem?] como proveniente da descendência de Caim, sendo irmã de Tubalcaim que era filho de [outro] Lamec, o primeiro bígamo, extrovertido e milionário da história.

Noé que viveu 950 anos enfrentou o dilúvio com 600 anos e ainda viveu mais três séculos e meio, o que significa que poderia ter falecido nos dias de Abraão, já na décima geração de seus descendentes.

Hoje, dois mil anos depois dos quatro mil; Noé foi reinventado pela Coca-Cola, vive agora pelos shoppings durante as festas natalinas vestido de vermelho com um gorro da mesma cor fazendo um sorriso sinistro hô-hô-hô-hô. Papai Noé como é chamado pelas criancinhas já não viaja na velha arca, mas sim num trenó puxado por nove renas que voam... Os nomes das renas, em inglês, são: Rudolph, Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donner e Blitzen. E em português, significam Rodolfo, Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão e Relâmpago.

Toda vez que a crueldade destrói a base econômica da vida, é através de um justo que a história [e o comércio] continua.

[Informação básicas: Gêneses, Wikpédia]

3 Comentários

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

  1. From: alexandre@pibsaoluis.org.br
    To: lcmf56@hotmail.com
    Subject: Re: Vovô Lamec.
    Date: Wed, 1 Dec 2010 08:37:54 -0300

    Boa sequencia da genealogia Bíblica

    alexandre

    ResponderExcluir
  2. muito bom, fico feliz por pessoas inteligentes e que usa tal para tratar vidas.

    ResponderExcluir
  3. Caríssimos.
    Obrigado pelos comentários. Continuem participando

    grato

    luiz cledio

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

Postagem Anterior Próxima Postagem