O Intercessor!

Por: Luiz Clédio Monteiro

O intercessor não morre. Não morre porque não vive para si mesmo. Ele sempre estará na vida do povo de Deus. O intercessor é o contraponto do intelecto. Enquanto o advogado censura o errado pela Lei, que condena; o intercessor suplica o perdão do erro, que liberta. O primeiro aplica pela Lei, a penitência como pagamento da culpa; o segundo intercede pelo crédito de sangue de Cristo para converter o pecador. Enquanto o defensor previne o censurável com base no conhecimento da Lei; o intercessor apela para o fruto do Espírito Santo com base na graça de Deus por Jesus, que instrui e avisa.

O catedrático recebe dos homens honras pela sua posição, e, ate gosta de ser convidado aos banquetes e sentar-se nos melhores lugares (Lc. 20). O intercessor agrupa no meio do povo da aliança, que pertence a Deus, onde está o Espírito de Jesus. Podendo às vezes ate ser confundido como líder, porem nunca para tomar posse deles, mas sempre a servir.

O pagamento pelos serviços intelectuais é um sinal de autoridade que o mundo aceita. E, igualmente também o povo de Deus sem discutir, para que não sejam acusados de subversão. Mas o intercessor atento preocupa-se para que este não seja transformado em mercadoria, passando a enriquecer a dominação tanto dentro da igreja como fora dela (Lc. 20: 13-17).

Mas quem é esse intercessor, que tem a ressurreição imaginada como modo de vida neste mundo? Jesus resume (Mc. 12: 28-31) a essência e o espírito da vida do intercessor está no ato de amar a Deus com entrega total, e ao próximo como a si mesmo; isto é, a relação num espírito de fraternidade e não de exploração ou de servilismo. Para ele o dinamismo da vida é o amor que tece as relações (nos modos de Jesus), levando todos a uma sociedade cada vez mais justa e mais próxima do Reino de Deus.

O intercessor é um projeto de Deus, mas não nasceu para refazer ou instaurar igrejas. Ele está acima dessa intelectualidade dominante. Não transforma seu saber em poder, fazendo como motivo religioso, longas orações para aproveitar-se da própria situação e viver ricamente à custa da fé dos outros. Em contraposição, ele dar o que tem para viver (em oração) como significado da oferta.

Você pode está se perguntando assim com os discípulos perguntaram a Jesus (Mc 9.28-29), quando suas orações não foram atendidas: O porquê das orações de um intercessor ser mais eficaz em resposta, do que as demais. É que existe a "Oração insuficiente!" Aquela em que o autor ora, mas não vivi em oração. Ele tem seqüentes atitudes mentais sem oração, e, pode acontecer de ser apanhada em momento sem atitude de oração. Assim, quando a faz, não é atendida por ser insuficiente. Enquanto que, o intercessor, vivendo em espírito de oração, está sempre “pronto”, quando requerido sua mediação. Ele gasta noites e noites em oração, louvor e adoração, suplicando o amor de Deus pelo seu povo. Assim sendo, ele ouve um pedido, manifesta o desejo de misericórdia de Deus e a petição, é atendida. O intercessor está entre Deus e os homens, pelo nome de Jesus.

A prática da intercessão tem o poder de mudar completamente as circunstâncias mais difíceis da vida e até mesmo os acontecimentos mundiais. (Rees Howells).

6 Comentários

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

  1. Olá Luiz,
    O teu artigo é oportuno e será levado ao ar, no nosso Blogue, amanhã à noite.
    Tu podes mandar teus artigos que publicarei. Abraços e fique com Deus.Inteceda pelo povo do Maranhão, que há mais de quatro décadas é dirigido por uma oligarquia
    eri castro

    ResponderExcluir
  2. POSTANTO COMENTARIO VINDO VIA E-MAIL:

    O mestre Jesus em Pentecostes, nos passa uma sábia lição, envolvendo seus discípulos, para bem nos demonstrar a culminante e intercessora benção, de fazer conduzir-nos à salvação, através dos dons carismáticos do Esírito Santo. O que é estar em Deus? me aplico constantemente esta indagação. Como merecer e obter esta magnânime virtude? As doutrinas espirituais verdadeiras, através de linguagem especial e apropriada, fazem ecoar de maneira unânime em alto e bom som, que sigamos ao mestre "in totum", acompanhando fielmente suas pegadas.
    Poderemos, se for a titulo de obtermos parâmetros tão sómente, permitir-nos mergulhar no entendimento e comparação nos diversos recônditos das doutrinas que bem cuidam de apresentar e estudar a Inteligência Divina. Podemos nos atrever humildimente e de sã consciência, buscar os meandros do Inefável, como forma de fortalecer e fomentar a volição de nossa inteligência espiritual, estruturando e capacitando as funções de nosso processo mental, de sorte a melhor aparelhá-lo, para se tornar consorte dessa Inteligência superior que é Deus.
    Esta magnífica, maravilhosa e estupenda façanha, a qual nos propicia em definitivo o resplendor da vida verdadeira e eterna, não ilusória e enganosa e profano ditada pelo Ego, no caso de nossa cultura ocidental, observando-se nossa conformidade aquetípica, deve ser buscada e concentrada na Doutrina de Jesus Cristo, em sua vida e em suas ricas mensagens simbólicas, no sentido de encaminhar, nutrir, e ativar nosso processo de redenção. A instrução e recomendação Crística torna se por demais clara e consistênte, quado se quer efetivamente fazer conseguir-se aquilo que mais interessa à nossa alma, bastando tão sómente nossa total entrega aos ditames e exigências da Doutrina fundada pelo mestre o Noso Senhor Jesus Cristo. O caminho é simples, mas como todos nós sabemos nâo é fácil, por não ser fácil, muitos são chamados e poucos serão os escolhidos. Isto, porque a doutrina exige também, que seja estritamente vivencial, que façamos o seu caminho, para galgarmos o devido merecimento.
    O mundo está em frangalhos, o tecido social está por demais sussurrado, encardido e dilacerado. A humanidade não está sabendo fazer, como Jesus fez, combater e desvencilhar-se e vencer as forças do assambarcador poder da matéria. Vive-se um momento do poder pelo poder, o perigo de uma catástrofe torna-se eminente. As forças das trevas com suas caracteristicas malévolas, ganham espaço palmo a palmo e a cada dia de forma galopante, dando-nos as vezes uma sensação de impotência e de que tudo está perdido. Nós sabemos: Deus não joga dadinhos, pelo contrário Deus geometriza. A sabedoria oceânica e infinita, não deixa o acaso perpetuar e de igual sorte que o mal se agiganta, A legião do bem, se prontifica estrategicamente, recrutando, treinando e fardando seus exercítos, não sendo nescessário extendermos muito, para percebermos que a chamada está acontecendo de forma aviltante, convocando-nos para batalharmos na Legião da Luz, e a estratégia, é justamente aquela, de introduzirmos a bondade, a compaixão, o amor, a oração silenciosa a fé e devoção no bojo de nossas vidas, tornando-nos um só em cristo e com cristo, que é o caminho, a verdade e a vida de maneira inconteste. Abraços Clédio. Paz, Luz e amor.
    Parabems pelo maravilhoso texto, que suscinta a mais dedicada e profunda reflexão.

    From: joaojarnaldo@hotmail.com
    To: lcmf56@hotmail.com
    Subject: RE: [DOUTRINA CRISTÃ] O Intercessor!
    Date: Tue, 12 Oct 2010 20:59:11 +0100

    ResponderExcluir
  3. Date: Thu, 14 Oct 2010 06:47:18 -0700
    From: wagner_ol56@yahoo.com.br
    Subject: Res: [DOUTRINA CRISTÃ] O Intercessor!
    To: lcmf56@hotmail.com
    CC: wagner_ol56@yahoo.com.br

    Sou intercessor,faço parte da WEBSERVOS

    ResponderExcluir
  4. caro amigo luis o hino é de uma criatividade genial, humor inteligente.

    adorei... vou postar!

    ResponderExcluir
  5. Olá luiz me ajude em oração:
    peço vossas orações por uma luta que estou passando em minha igreja. Há lá um caso de rebeldia por parte de uma pessoa, membro de uma família muito grande, e ela tem passado dos limites comigo. É uma coisa muito desagradável, pois nós pastores e crentes não lutamos contra carne ou sangue. Ou seja, não quero, e jamais vou me defender da mesma forma que ela está me atacando. Então, estou pedindo à todos os crentes que conheço, em todo o Brasil, e tb fora dele, que orem por mim, Pastor Marcos José Gonçalves Ferreira, para que eu seja guardado pelos Seus anjos, possa fazer a Sua obra, e que esta pessoa se converta verdadeiramente à Cristo. Tenho família, filhas, esposa, e todos tem sofrido muito com isto. Por favor irmãos, mova seu ministério de oração aí, tome isto como um compromisso com um servo do Senhor Jesus, o qual você também serve. Eu creio que se todas as centenas de pessoas que vou contatar neste propósito de oração falarem juntamente comigo à Deus sobre este assunto, a pessoa até se converterá verdadeiramente. Será menos uma alma que o maligno sugará para si. E eu poderei fazer a obra do Senhor sem mais tribulações que as normais que nós servos do Senhor já passamos comumente. Obrigado por ler este email meus irmãos e irmãs. Encerro na certeza de que os amados e amadas me ajudaram em oração nisto. Saiba que tb podem contar comigo e meu ministério sempre que precisar. Pr. Marcos. Fica na paz. P.S. Isto é para ser orado, não conversado. Me dirijo aos discípulos, amigos e ovelhas. Não comentem com outros, a não ser que seja para orarem, quem sabem até jejuarem. Obrigado, fiquem na paz.

    ResponderExcluir
  6. Pr. Marcos

    Rompendo em Fé; será sua bandeira, enquanto intercedemos pela causa.
    O poder de Deus revestirá a igreja. E, sua justiça será feita.
    Nada nos sucederá que não esteja dentro das nossas possibilidades.
    Assim sendo rompa em fé, e veras a colheita do teu plantio.
    Deus seja louvado; e a Graça do Espírito Santo seja com todos vocês.

    Amem!

    Luiz Clédio Monteiro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

Postagem Anterior Próxima Postagem