Pragmatismo

Por: Luiz Clédio Monteiro

A seleção brasileira foi pragmática, objetiva, mesmo que não tivesse nada do belo futebol arte de antigamente. . Mas terminou vítima do pragmatismo.

Será que nós os crentes, não estamos também muito pragmáticos na analogia de “encantar” os incrédulos para abrir seus olhos ao chamado de Jesus? Temos um objetivo: obedecer à ordem de Jesus de ir ao mundo inteiro anunciando o evangelho, mas a forma de fazê-lo é nossa, que será pragmaticamente pesando nos resultados, ou consolando encantadoramente no amor de Cristo.

Estamos aqui como exemplo de sal para temperar a vida das pessoas, e como luz, para refletir o brilho de Jesus através de atitudes (Mt. 5: 13-16). Mas não é este o exemplo que temos dado ao mundo; e, sim de um operário pragmático do tudo ou nada, que como a melhor maneira de cumprir a Lei, afaga os que com ele concorda, e, discrimina os resistentes.

Como pragmáticos, colocamo-nos como que disputando um mata, mata, de Copa do Mundo, quando é comum lamentar o jogo perdido. Com isso acabamos tirando as chances do Espírito Santo de fazer as pessoas, similar melhor o amor de Cristo. É nesta situação que o pragmatismo tem trazido ao evangelista, obrigação de objetividade, abafando o amor do jugo leve de Cristo que é manso e humilde de coração; e, discerne como viver a vontade de Deus (Mt. 11: 28-30).

Nós somos a revelação do amor fraternal de Cristo para o mundo inteiro; e, como pragmáticos nunca mostraremos essa manifestação. Não seria o momento de o mundo ver um pouco mais do brilhantismo da confiança da nossa fraqueza no escudo do Senhor (Efésios 6: 11-18)?

Pra que pragmatismo, sabendo que todos os caminhos do Senhor são amor e fidelidade para com os que cumprem os preceitos da sua aliança (Sl. 25:10). Precisamos mostrar a experiência que temos com a fé cristã ligada a conversão bem assimilada; como os nossos antepassados tiveram quando chamados (Gn. 15:6).

3 Comentários

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

  1. Graça e Paz Luiz

    Muito, muito legal este seu blog. Esta matéria sobre pragmatismo em paralelo com a errônea idéia de que o tempo perdido é responsabilidade nossa. Acredito que precisamos aproveitar bem o tempo (Colossenses 4:05), mas isso não significa se deseperar acreditando que o tempo é nosso.

    Realmente, a ATITUDE diária do cristianismo genuíno torna todas as palavras quase que desnescessárias. Se todos os crentes resolvessem agir dentro do que cantam, dançam e pregam, certamente o trabalho de evangelismo não seria trabalho.

    Pois bem, a partir de agora torno-me seguidor deste blog e gostaria sinceramente, de convidá-lo a conhecer o Ministério Siga o Mestre através de nosso blog que é, hoje, o canal atualizado diariamente.

    Forte abraço, em Cristo!
    sigaomestre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Ola Edinelson.

    Muitissimo obrigado pelo seu comentário.
    E, já estou indo visitar seu blog.
    Certamente que serei seguidor do seu ministerio.

    Shalon

    luiz

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

Postagem Anterior Próxima Postagem