Por: Luiz Clédio Monteiro.

Em tudo que fazemos, temos que está bem centrado para não perdermos o controle. Mas esse centro, foco, que nos chama a responsabilidade, tem suas origens nos extremos: de um lado, temos o espiritual e do outro o dominante. O espiritual, representa nosso sentido cristão, filantrópico; ele vem como dom da fé sobrenatural em Deus; e, se revela sempre que estamos sendo sincero, verdadeiro, confiante. Já o dominante, divulga o lado natural, (carnal?), prático, que fala das escolhas, da simulação do livre arbítrio, de querer ser isso, ou aquilo por conta e risco; ele vem do intelecto, da ciência que desenvolve a personalidade do talento de ter que vencer em tudo.

Sempre que estamos em duelo pela sobrevivência, o lado dominante da praticidade, que age pelo medo, podendo trazer com isso a “desolação” (Jó 15:34), tende a sufocar o Espírito da fonte da sabedoria “das sete razões de encorajamento: Gn. 26:24 – A benção no caminho da vida; 1Rs. 17:14 – Provisão na fome; 2Rs. 6: 16 – Provisão contra o perigo; Is. 41: 10 – Fortaleza na fraqueza; Is. 43:1-3 – Companhia nas provas; Mt. 10: 30,31 – Proteção total; Ap. 1: 17,18 – Vida após a morte.” Que, traz a paz, que está acima do sucesso ou do fracasso.

Assim sendo, quando estamos centrados em algo, quer dizer, que, já escolhemos o lado, o estilo, com que vamos trabalhar, para obtermos o que queremos naquilo. Numa simples pergunta podemos ver a manifestação dos extremos atuando.

Vejamos: O universo tem dono? Sim ou não? Se, “sim”; estamos sendo sincero na Palavra bíblica de João, 3:16. portanto, usamos o lado espiritual da sabedoria como foco. Se, “não”; então o lado dominante sufocou o da sabedoria da fé, expondo a praticidade natural do intelecto e da ciência, que requer provas.

Os extremos são representados em nossa vida natural como sendo: o coração o lado espiritual que age pela fé em Deus; e, a cabeça, o dominante, movido pelo medo da derrota. Enquanto, que, no mundo sobrenatural, são representados como sendo o dom da vida, o lado espiritual que tudo pode; e o destino, o lado dominante,que consoante a sua visão, vai melhor edificar.

12 Comentários

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

  1. Caríssimo Dourado. Fico grato pelo comentário.
    Vote sempre.

    luiz

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito
    1-da visita e do comentário
    2-deste post.
    Na verdade,ele traduziu em forma de estudo,a poesia ''medo maior '' que escrevi no blog,como fruto dessa vontade de fazer a vontade de Deus independente de agradar ou não este mundo e as pessoas...abraço e paz,um fim de semana abençoado.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Alessadra pelo seu comentário.
    Shalon
    Visitei seu blog.

    ResponderExcluir
  4. A Paz do Senhor, meu caro!
    Obrigada por sua visita e comentário!
    E que prazer conhecer este Blog de textos tão edificantes, ensinadores da Palavra de Deus.
    Parabéns pelo seu espaço abençoado e abençoador.
    Desde já, estou seguindo seu Blog.

    Também quero convidá-lo a acompanhar o novo artigo que postei hoje. Creio que o Senhor irá falar algo ao seu coração, pois o Espírito que habita em mim, habita também em sua vida!

    Deus o abençoe cada dia mais.

    ~ www.tathicomvc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Caríssima Tathi

    Esto feliz pelo seu comentário.

    Etarei seguindo seu blog.

    Grato por tudo.

    Luiz Clédio

    ResponderExcluir
  6. Graça e paz!
    Belo post!

    Quantas vezes agimos pelo lado carnal enquanto deveríamos agir pelo lado espiritual, pois sempre que deixamos Deus falar por meio de nós nos damos bem e se agimos por nossos impulsos somos marcados pelo egoísmo e pelo arrependimento.

    escreve muito bem, parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Ola Cris,

    Obrigado pelo seu comentário que muito enriqueceu nosso artigo. Shalon

    Luiz

    ResponderExcluir
  8. Paz seja contigo.

    O encorajamneto pessoal e o mutuo entre os irmãos a prosseguir no caminho do Evangelho deve ser constante, pois os dias são maus e os obreiros são poucos.

    É a loucura de Deus contradizendo os sábios deste século, Eu faço parte de uma igreja que vivencia uma grave crise de valores e espiritualidade , na qual os valores do Reino tem sido substituidos por manobras mentais e ordenanças de homens visando a objetivos pessoais.

    Permaneça na Graça e frutifique nela

    Seja bem vindo em meu blog e se eu puder edifica-lo na Palavra

    atalaiadocastelo.blogspot.com

    Nicodemos

    ResponderExcluir
  9. Ola Nicodemos.
    Obrigado pelo comentario

    Estarei visitando seu blog

    Shalon

    Luiz

    ResponderExcluir
  10. A Paz do Senhor Jesus.
    É a primeira vez que visito este site, e gostei muito, resolvi visitá-lo.
    Que a Paz do Senhor nosso Deus esteja sempre em seus corações, e que o Nome do Senhor seja sempre Exaltado e Glorificado por todos nós.
    A Paz do Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  11. Ola M. Aparecida, Obrigado pelo comentário
    volte sempre. ok?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

Postagem Anterior Próxima Postagem