Por: Luiz Clédio Monteiro

Daqui alguns dias, dar-se o início, do 1º ano, da 2ª década, do 1º século, do 3º milênio. Sabendo que Cristo em pessoa há de reinar sobre o mundo, conforme a visão relatada no Livro do Apocalipse (20, 1-5), do Novo Testamento. O que será que vai mudar para melhor e/ou para pior, no nosso meio evangélico; nestes próximos 3.650 dias, parcelados em 10 vezes, como sendo, 10 oportunidades da nova década?

De fora para dentro, o futuro dos evangélicos parece ser ainda mais promissor. Uma das mais importantes revistas do país, a Época, da Editora Globo, publicou recentemente uma série de matérias com previsões para o Brasil em 2020. O crescimento evangélico é abordado em uma das matérias. Baseado em dados estatísticos do SEPAL, "estima-se que 50% da população brasileira poderá ser evangélica." Para a revista, "a influência evangélica em 2020 contribuirá para a diminuição no consumo do álcool, o aumento da escolaridade e a diminuição no número de lares desfeitos, já que a família é prioridade para os evangélicos."

Mas de dentro para fora, a teologia contemporânea seguindo o planejamento estratégico diabólico de crescimento de “igreja-negócio,” a oportunidade atual identificada para explorar os fiéis, é o neopentecostalismo (versão carismática mais mística e mercenária que o pentecostalismo. Enfatiza a batalha espiritual, a confissão positiva, maldições hereditárias, possessões demoníacas, cura, poder e prosperidade. É o movimento mais antibíblico do evangelicalismo). O pentecostalismo (movimento religioso de dentro do evangelicalismo avivalista e triunfalista, que coloca ênfase especial em uma experiência direta e pessoal de Deus através do Batismo no Espírito Santo). E, o arminianismo (Em suma, Nega a doutrina da predestinação incondicional e sustenta que Deus elegeu aqueles a quem previu que creriam em Cristo. Sustenta que Cristo morreu por todos e nega a expiação particular. Declara que a graça é resistível e que pode ser perdida). Que já acabou com as confissões de fé, com os cânones, com a boa exegese, com a interpretação histórico-gramatical, com o Princípio Regulador de Culto, os valores tradicionais bíblicos, a teologia clássica e perene. O que vale é a “teologia de liquefação”, instantânea fusão, efêmera, mutante, customizada ao sabor dos infiéis.

Onde chegarão então essas igrejas que querem ser agradáveis a todo custo, que se tornam personalizadas, cada uma crendo de um jeito diferente e ao seu modo e gosto. Se hoje tudo é válido e espirituoso. É muito provável que, Deus, segundo os exemplos da história da Igreja, nos próximos anos manifeste uma reação à altura dessa inquietação efêmera revertendo todo esse cenário para a Sua glória. Oremos por um avivamento genuíno! -- Até quando, ó néscios, amareis a necedade? E vós, escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós, loucos, aborrecereis o conhecimento? (Provérbios 1:22).

Quanto a isto há quase 500 anos Lutero já dizia: “Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias”, hoje se diz o inverso e com “autoridade e alegria.” (Compilado de www.pitacossociologicos.blogspot.com).

“Se você crê somente no que gosta do evangelho e rejeita o que não gosta, não é no evangelho que você crê, mas, sim, em si mesmo”. Agostinho.

http://www.internautascristaos.com.br/index.php/artigos-teologicos/427-a-subutilizacao-do-evangelho-gera-o-arminianismo-e-o-pentecostalismo.html

13 Comentários

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

  1. ________________________________________
    Date: Mon, 28 Dec 2009 17:13:43 -0200
    Subject: Re: O 1º ano, da 2ª década, do 1º século, do 3º milênio. (novo artigo em DC)
    From: teologandocomvc@gmail.com
    To: lcmf56@hotmail.com

    acho que houve um pequeno erro de contas ai, não seria o último ano (2010) da segunda década do terceiro milenio? pq o primeiro ano da segunda década será 2011, concorda comigo? o ano 2000 não conta, este foi o último ano do séc. 20, ou estou errado?
    paz e bem pra ti.
    João Marçal
    Teólogo

    O 1º ano, da 2ª década, do 1º século, do 3º milênio.
    2009/12/29 Luiz Clédio Monteiro
    Caríssimo João Marçal.

    Obrigado pelo interesse no nosso artigo.

    Mas creio que 2000 já fazia parte do século XXI - lembra da passagem do milênio? Que ocorreu no final do ano de 1.999 com festas etc. etc. etc.
    de formas que nós fomos os viventes que ultrapassamos:
    - o milênio do 2º para o 3º
    - o século do 10º para o 1º
    - a década da 100º para a 1º

    Assim 2010, deve ser o 1º ano, da 2º década, do 1º século, do 3º milênio
    Já 2020, será parte da 3º década como o 1º ano dela.
    É que a contagem aritmética dar-se a partir do número "zero" ate o "9" (0,1,2,3...9)
    de qualquer forma vou me cientificar mais profundamente no assunto.
    Mas estou feliz por ter provocado seu interesse no assunto.

    Espero continuar merecendo sua atenção nestas minhas postagens empíricas.
    Um grande abraço e que o nosso amado Jesus esteja, como prometeu a vc e a mim - "juntos até os últimos dias" - é uma pena que muitos de nós não suportam tal presença - oremos por isto.

    paz,
    Luiz Clédio Monteiro
    www.cledio.blogspot.com
    (Dotrina Cristã)
    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
    meu querido irmão, volto a discordar de vc pelo seguinte, pense comigo:
    de 1999 para 2000 nós comemoramos a passagem do século e não do milênico, de 1901 a 2000 seculo 20, logo, o primeiro ano do milenio foi o ano de 2001, mas eu tbm vou me cientificar do assunto em questão.
    quero tbm dizer-lhe que desejo a vc e a todos os que te são queridos um feliz 2010 com a graça daquele que é Eterno. acesse meu blog tbm, pode ser?

    http://www.teologandocomvc.blogspot.com

    grande abraço
    João Marçal

    ResponderExcluir
  2. Bastante interessante essa sua indagação, que fala sobre o 'nascimento' de tantas Igrejas que se dizem as "ideais e mais corretas". Também não sei onde isso vai parar.

    Um abraço e obrigada pela visita lá no blog, fique sempre à vontade! Um lindo Ano Novo pra ti e tua família!

    ResponderExcluir
  3. Identifico-me com seus escritos, pois são pequenos,objetivos e é muito do que penso. Não é necessário muita fala para se entender algo magnífico; e não tem algo de maior grandeza que a Palavra de nosso Deus, que é objetiva. Esse seu artigo, nos transmite a real preocupação:o movimento antibíblico do evangelicalismo. Os que olham de fora não divisam; os que olham de dentro se misturam e confundem-se. Triste realidade. Oremos e preparemos nosso povo a "içar velas" contra esses ventos!
    Fique na paz!
    Fernando Ramos-Teresina-PI

    ResponderExcluir
  4. Ola amigo Antonio,
    Obrigado pelo seu comentário.
    Se voce lincar seu Blog, fafrei uma visita.

    Grande abraço e fique na Paz do nosso Amado Jesus.

    ps - os demais amigos que comentaram aqui, receberam nossa visita com comentário em seus respectivos blog's.

    forte abraço em todos vocês.
    Amigos para sempre.

    ResponderExcluir
  5. Olá Luiz, beleza?

    Olha, o texto é bem interessante mas peca, ao meu ver, no seguinte: os "guardiões" da "sã doutrina" que denunciam, acertadamente, os equívocos de certos ramos evangélicos, esquecem-se de incluir-se a si próprios na crítica.

    Não existe o "método" certo e único de se interpretar a Bíblia, não existe predestinação ou livre-arbítrio enquanto categorias teológicas absolutas, pois teologia é tão somente construção. Cada um, portanto, olhe como constrói.

    abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá, querido.
    Obrigada pelo visita ao meu blog.


    O seu blog passa muita paz.

    Feliz 2010!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá meu querido, Boa noite, Graça e Paz!
    Sou a editora do Comendo Maná. Estou passando para agradecer-te pela visita e parabeniza-lo pelo belo blog e edificantes postagens. Estou seguindo o blog e te convido a nos ajudar com divulgação. O Comendo Maná possui banner e seria uma honra podermos fazer parte de sua página. Se possível for, mande-nos o lonk do seu banner que também será divulgado. Abraços
    Deus abençoe
    Myllena Carneiro

    ResponderExcluir
  8. Ah! E só lembrando, sinta-se a vontade para publicar os nosso textos, será um imenso prazer. Deus vos abençoe!
    Shalom..
    Myllena Carneiro

    ResponderExcluir
  9. Olá irmão Luiz, graça e paz seja contigo!
    Meu irmão, venho fazer um convite, a ter sua preciosa opinião em uma temática
    Que vem se alastrando em uma forma de câncer, dentro de um conceito malicioso,
    E maligno dentro da blogsphera Cristã nacional, que tem um tema Irmão falando mal de Irmão, gostaria muito de ter sua opinião ou até mesmo sua critica após a leitura do texto no blog Amigo de Cristo.
    Graça e paz sejam contigo e família.
    Cordialmente Amigo de Cristo.

    ResponderExcluir
  10. Graça e paz sejacontigo meu irmão Luiz!
    Irmão quero agradece-lo pelo convite aceito e colocar sua preciosa opinião, em nossa postagem.
    Meu irmão é de abater o espirito em encontrar pessoas pregnadoem sua própria demagogia, e não confiar na obra do "Espirito Santo".
    Este triste fato de o irmão ter sido censurado, por não ter formação acadêmica aconteceu com o apóstolo Pedro e João, (Atos 4:13) - Então eles, vendo a ousadia de Pedro e João, e informados de que eram homens sem letras e indoutos, maravilharam-se e reconheceram que eles haviam estado com Jesus.
    É triste pessoas crer mais em um canudo do no poder de Cristo.
    Luiz meu irmão parabéns pelo Doutrina Cristã, um site digno de se visitar.
    Estarei participando sim com certeza da Rede social Cristã.
    Abraços fraternal e o senhor seja contigo.

    ResponderExcluir
  11. Que sua semana seja ricamente abençoada por Deus.

    ..........
    A Verdadeira amizade nunca morre

    Por mais que o tempo passe e que as dificuldades possam surgir,
    eu sempre estarei firme e forte,
    porque sei que posso contar com você,
    um amigo que certamente foi um presente em minha vida.
    Sei que a nossa amizade é verdadeira,
    e para todas as amizades verdadeiras o tempo nunca passa,
    as distâncias nunca existem.
    Pois elas são eternas e a verdadeira amizade nunca morre.
    Obrigado por sua amizade!


    ..................
    Amo ler seus comentários e responde-los

    "clique aqui http://aureliomcgomes.blogspot.com/"

    Fique na paz do Senhor
    Será um prazer ler seus comentários,
    Faça um Blogueiro mais feliz, COMENTE!

    Atenciosamente,
    "Aurelio MC Gomes - Blog Eu Sou o Mensageiro!"

    ResponderExcluir
  12. Venho agradecer o seu carinho em ser meu seguidor no blog uma interação de amigos.
    http://sandrarandrade7.blogspot.com/
    Muito obrigada.
    Sua presença é muito bem vinda.
    Volte sempre.
    Sandra

    ResponderExcluir
  13. Verdadeiramente estamos caminhando a passos largos para uma redefinição do cenário nacional, mas devemos alertar para os perigos do neo-evangelho, que encontraram na prosperidade formas de divulgar a Palavra.
    Quem é enganado, procura levar vantagem, é a velha história por exemplo do golpe do bilhete, alguém do interior tem um bilhete supostamente premiado, e precisa de um dinheiro em troca do bilhete.
    Paremos de barganhar bençãos, e olhemos para o Autor e consumador da fé.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

Postagem Anterior Próxima Postagem