Por: Luiz Clédio Monteiro

É impossível ter uma moeda com apenas uma face. Quem quiser possuí-la, forçosamente terá uma moeda com duas faces.

Analisando as condições necessárias de viver, encontramos os fundamentos: querer, poder, saber, pensar, falar, ouvir e ousar.

Querer – É o motor de tudo. E se esse motor falhar ou inexistir, não haverá possibilidade de atingirmos a meta nem de obtermos resultado algum, por muito que essa meta e esses resultados tão desejados estejam nos esperando após a primeira curva do caminho.

Poder – Todos podem. É mais do que certo que o poder da fé é enorme e que ela "move montanhas".

Saber – Na realidade o saber vem da soma da inteligência que nos capacita a fazer as coisas acontecerem, e da sabedoria que nos orienta como melhor usar o que sabemos.

Pensar – Nós somos o que pensamos ser. Mesmo que de maneira inconsciente, se sentirmos desejos malignos, isso é o que obteremos. Já estaremos imaginando a perda, a derrota, e será isso o que transmitiremos aos planos mais sutis da realidade e a Deus que atenderá às nossas súplicas; como conseqüência, é bom que pesemos sempre com benignidade. Sejamos muito cuidadosos, pois receberemos exatamente aquilo que sentimos.

Falar – Lembre-se sempre do imenso poder criativo da palavra. Somos senhores das palavras que guardamos dentro de nós, assim como, somos escravos das palavras que as pronunciamos. A fala inconsciente e ociosa contém sempre um perigo, e esse perigo se multiplica por mil quando os termos empregados têm uma carga transcendente ou divina. Precisamente, dois dos mais freqüentes abusos da palavra, são a blasfêmia e a maldição. Por isso é conveniente evitarmos a companhia daqueles que costumam contaminar o espaço com palavras ociosas. Isso tem a mesma conseqüência de jogar uma pedra para o alto e ela, ao cair, atingir nossa própria cabeça. Tudo irá melhor na nossa vida se reservarmos as palavras importantes para momentos importantes. Devemos ser claro e conciso, evitando as incongruências. Da mesma forma, ninguém gosta de ouvir bobagens.

Ouvir – Saiba perceber as coisas em silencio em consideração à pessoa que fala, isso é sinal de sabedoria, pois aprendemos mais quando ouvimos do que quando falamos. Nunca devemos cair no absurdo de brincar com as palavras dos outros. Em segredo, reserve-se o direito de absolver somente o que é bom, sem necessariamente contestar o outro, solvo se for o caso.

Ousar – Finalmente, é importante ser corajoso, empreendedor. Isto fecha e conclui o ciclo. A ação de abalançar-se consolida o nosso querer e nos confere título de propriedade sobre o poder e o saber. Omitir a vontade de fazer acontecer aquilo que queremos é deixar aberto um círculo, pelo qual a vitória pode escapar deixando efeitos indesejados. É preciso dar passos mais decisivos e ousarmos pensar que, mesmo que nossa ação possa não trazer bons resultados, existe a possibilidade de que seja perfeitamente possível de dar certo. Quem já possui essa coragem, precisa evitar ter medo de errar e acreditar que algo próprio de sua sabedoria pode lhe ajudar a acertar. Estamos falando de uma realidade que supera o pessimismo por isso é conveniente desprendermos de todo sentimento negativo, mantendo a mente totalmente aberta, sem querer forçosamente encurralar idéias preconcebidas.

“Peçam, e lhes será dado! Procurem, e encontrarão! Batam, e abrirão a porta para vocês! Pois todo aquele que pede, recebe; quem procura, acha; e a quem bate, a porta será aberta. Quem de vocês dá ao filho uma pedra quando ele pede um pão? (Mateus 7:7-9)”.

4 Comentários

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

  1. Olá amado irmão,

    Creio plenamemente que os devocionais que você tem escrito estão vindo diretamente do coração de Deus! Há um grandioso propósito para isso. Vidas estão sendo profundamente abençoadas! Continue firme, mesmo diante das dificuldades! Em breve o Senhor o colocará em lugares altos para o louvor de Sua glória. Um grande abraço,

    Em Cristo Jesus Pr. Waldyr.

    Mesmo não podendo vir, esteja orando pelo congresso de jovens de nossa Igreja.

    ResponderExcluir
  2. Oi Luiz, obrigada poe sua visita tão carinhosa, sempre que quiser,vou te adicionar! Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Olá, agradeço sua simpática visita e tive a sorte de ler este post com itens importantes para nossa vida ser melhor. As vezes parece dificil, mas basta querer melhorar.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Luiz,

    Vim agradecer a visita tão amável no meu blog.
    Concordo com você que a vida é como uma moeda.
    Nós temos dois lados, que muitas vezes ebtram em conflito, é necessário estar atento para perceber esses dois lados.
    Parabéns pelo seu blog.
    Abraços,
    Marise.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

Postagem Anterior Próxima Postagem