“Agora que vos agradeço a escolha, digo-vos que buscarei na medida do possível corresponder à vossa confiança.” (Machado de Assis no discurso de posse no cargo de Presidente da Academia Brasileira de Letras, 1897). E, assim, foi criado a organização que possibilitaria a imortalidade exclusiva dos homens de letras e nenhum outro mais.

Diferentemente (na reengenharia espiritual), ao homem sem letra; ultimo dos últimos, pela fé (se ver escolhido por Deus para filho), declara em oração: “Eu aceito Jesus como me único e suficiente Senhor e Salvador. Obrigado por Tua graça e perdão e pelo o dom da vida eterna! Amém!” Com isto, perante Deus, a igreja como instituição seguidora de Cristo dar posse ao homem (convertido) para sua imortalidade. Diversamente se abre a todos quantos desejarem aceitar o Senhor Jesus como Salvador sem acepção, para membro imortal nas fileiras evangélicas.

A entrada de um homem na Academia Brasileira de Letras como imortal, representa para ele o reconhecimento perpetuo do seu empenho e dedicação na constituição da sua biografia literária. E, que sem ela não poderia faz parte como membro.

Enquanto que a conversão de um homem, para entrar no reino de Deus (como imortal), representa apenas o arrependimento de uma vida errante. Nada lhe foi cobrado ou exigido. Por que nada do que ele fez, foi, ou representa, influiria no seu ingresso. Se não, o próprio desejo de aceitar a Cristo como seu Senhor. O fato em si, é a fonte da boa nova, que fundada na liberdade gera novos meios apropriados de viver (Ex. 20), levando o convertido a uma vida espiritual eterna. E, muito mais imortal (verdadeiramente) que os membros da Academia Brasileira de Letras.

O membro intelectual da Academia Brasileira de Letras, é imortal por que jamais será esquecido pela Academia; ela o fará inesquecível pela sua obra. O crente, humilde convertido, é imortal por que jamais sua alma será sugada à solidão espiritual; Deus o fará irrepreensível pela sua misericórdia. Ele sempre o exaltará. E por justiça, qualquer palavra dita contra ele em juízo, ele a repreenderá (Isaias 54:17).

Estes imortais, vivem em extremos contrastantes. Contudo, entre ambos, Deus está presente de modo misterioso. Ao fiel se revela fiel; ao puro se revela puro; ao correto se revela correto; mas ao perverso se revela astuto. Cuida dos crentes, mas os seus olhos estão sobre os orgulhosos imortais (da ABL), para humilhá-los (2.Sm 22: 26-28) e, salvá-los. No entanto, Deus não interfere nas idéias ou formas das instituições literárias ou políticas, nem mesmo numa definida representação teológica (1Rs. 8,1-13).

De uma forma ou de outra, somos todos imortais; ou para a salvação eterna ou para a eterna condenação (Ap. 20).

3 Comentários

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

  1. Você acredita mesmo que Deus só tem humilhação para os que pertencem a Academia Brasileira de Letras?
    Que eles realmente não passam de orgulhosos?

    Amigo, vamos pensar um pouco, talvez exista mais inspiração do Espírito Santo nos textos daqueles que fazem parte da ABL do que nos ditos SANTOS ESCRITORES EVANGÉLICOS.
    Que a paz do Senhor esteja com todos.

    ResponderExcluir
  2. Caríssima Erica.
    Obrigado pelo comentário.
    Você tem razão. Essa palavra “humilhar” é de difícil entendimento (deveria ter usado outro termo), quando articulamos vim de Deus. Dar idéia de que a pessoa será rebaixada por um Deus que pensávamos tão misericordioso.
    Mas quando Deus nos humilha (assim eu entendo), não está nos oprimindo, não. Ele nos humilha, Se fazendo em grande compaixão por nós, ao ponto de nos sentirmos humilhados em nosso orgulho humano (vaidade), uma vez que sendo Ele Deus, se faz menor que nós; desnecessariamente.
    Graça e paz
    Luiz cledio

    ResponderExcluir
  3. Ola!

    Navegando daqui para ali, achei seu blog. Vou segui-lo. Estou divulgando o meu blog, o Genizah. Quando tiver um tempinho, faça uma visita!

    A Paz do Senhor!

    Danilo

    http://genizah-virtual.blogspot.com/

    PS: Maranhao terra de meu pai!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

Postagem Anterior Próxima Postagem