Por: Luiz Clédio Monteiro

Quem já parou para fazer um balanço da sua vida para avaliar o nível de relacionamento com quem teve ou tem negócios, afinidades, etc., certamente chegou à triste conclusão de que foi mais esquecido do que lembrado.

Não há quem não tenha sido esquecido por um amigo da escola, da faculdade, do primeiro emprego. Não há quem não tenha sido esquecido por aquele grande amor da juventude; às vezes ate por filhos. O próprio Deus, em Ezequiel (22: 12), acusa o povo de ter esquecido Ele.

São fato, casos esquecidiços - fáceis de serem esquecidos, Mas nossa memória nos parece infiel. Assim, velhos amores são esquecidos; clássicos são esquecidos; compromissos são esquecidos; promessas ficam no esquecimento; nomes de pessoas que ainda fazem parte dos relacionamentos são esquecidos; tem caso de doença que faz esquecer perna, braço, tudo é esquecimento. Tem gente que não adianta recomendar-lhe nada: é um esquecido; outros que tentam aprender coisas novas e termina por esquecer umas poucas que já sabia. A gente esquece ate guarda-chuva nos dias de chuva. Imagina...

Parece que tudo neste mundo foi feito para ser esquecido; exceção faz-se a certos momentos que insiste em permanecer em nossa lembrança embora esqueçamos ate dos dias felizes: são os crimes bárbaros, as grandes catástrofes, acontecimentos horríveis na família; fazemos de tudo para esquecer, mas ficam caprichosamente na memória como “trauma.”

O primeiro sintoma de que estamos caindo no rol dos esquecidos é quando os amigos querem falar alguma coisa, mas não tem nada pra dizer. Na verdade eles já sabem que você foi esquecido, passou. A triste realidade nos diz que, fomos de fato esquecidos pela maioria das pessoas que passaram por nossa vida. Principalmente as que puderam levar de nós, alguma coisa.

Só não somos esquecidos pela ex-mulher. Esta faz questão de ligar no meio da madrugada só para lembrar-lo de coisa chata ou para fazer você levar alguém seu no hospital. Para este caso, nem o tempo traz o esquecimento. Que coisa.

É comum historia de aniversário esquecido pelos familiares. O cara levanta pela manhã com o famoso pensamento de todo mundo que está fazendo aniversário: “É hoje”. A expectativa é de todos darem os parabéns e enche-lo de presentes, como de costume. De repente passa a mãe, dar bom dia. Passa o pai, dar bom dia também. Vem o irmão, mais um bom dia. E, todos te vêem e nada, nada acontece. Você ficou como que transparente.

Não tem essa de homem de bem incapaz de esquecer um amigo. Não. Isso é conversa de político que são pagos para serem profissionais em esquecer-se de quem o ajudou e mente. Mas de vez em quando eles são pegos de calças curta. Veja o que aconteceu na Argentina, um ex-presidente não se conformou de não ter sido convidado pela patroa (dele) para a foto com Madonna e Ingrid Betancourt na Casa Rosada. “Esqueceram de mim...”

Famosos também são esquecidos. No mundo da TV, desde o último dia 31 de dezembro, o apresentador Ratinho do SBT não tem mais nenhum vínculo com a emissora. Poucos ainda acreditam numa reviravolta no caso. E, para complicar ainda mais o nebuloso quadro, nenhuma outra televisão se manifestou a respeito.

Atletas também sofrem de esquecimento. Nas Olimpíadas 2008 a atleta Jade Barbosa disputou as olimpíadas machucada e sem condições, mas com a ciência da Confederação Brasileira de Ginástica. Hoje, a atleta não tem apoio da Confederação Brasileira de Ginástica e nem do Flamengo, clube do qual ela é atleta e deve 6 meses de salários, para o custeio básico de seu tratamento.

O livro da Sabedoria, cap.2; retrata a amargura do esquecimento: “Com o tempo, o nosso nome fica esquecido, e ninguém mais se lembra do que fizemos. Nossa vida passa como rastro de nuvem, e se dissipa como neblina expulsa pelos raios do sol e dissolvida pelo seu calor. Nossa vida é uma sombra que passa, e depois de morrer não voltaremos. Colocado o lacre, ninguém mais poderá retornar...”

Ninguém gosta de ser esquecido. Mas se somos esquecidos, por outro lado somos os que esquecemos também. Nunca esqueça se não quiser ser esquecido!

2 Comentários

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

  1. Parabéns pelo seu blog e pelo ministério lindo que Deus lhe entregou.

    Vocês fazem reuniões? Como funciona?
    Preciso aprender mais sobre o assunto e agora posso cintar com você.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Quero parabeniza-lo pela materia, e agradecer pelo comentario que você deixou em meu blog....
    Abraço Fraternal de seu irmão em Cristo Pr. Leó Lima (Ministério Chamas do Avivamento)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

Postagem Anterior Próxima Postagem