Header Ads

Pregação

Muitos pregadores crêem que o propósito da pregação é explicar a Bíblia, ou interpretar o texto, ou ajudar às pessoas a entenderem a Palavra de Deus. Mas isso é muito pouco para entendermos o verdadeiro sentido da pregação.
· Paulo nos mostra qual é o propósito de Deus para a pregação em Ef 4:11-13: Por que Deus deu às pessoas serem profetas, evangelistas, pastores, mestres? Para produzir pessoas semelhantes a Jesus. Este é o propósito da pregação: ajudar às pessoas a se tornarem semelhantes a Jesus.
· A única maneira em que vidas são transformadas é através da aplicação da Palavra de Deus. A maioria dos sermões nada mais é do que palestras sobre informações bíblicas.
· Você é a ferramenta do Espírito Santo. Ele fala através de você, mas você precisa fazer a aplicação. A aplicação responde a duas perguntas: - Então o que é? - E agora?
· Nosso trabalho é construir uma ponte que conecte o texto antigo com nossa audiência contemporânea, tornando mais fácil para todos o perceber a imediata aplicação das verdades da Palavra de Deus.
· As verdades eternas são as implicações do texto. Encontre os princípios universais que se podem ver.
· Pense nos seus ouvintes e suas necessidades. O que as verdades eternas dessa passagem dizem para as necessidades deles? A aplicação deve ser específica e não universal.
· O título de seu sermão deve prender a atenção daqueles que você deseja influenciar.
· Porque somos chamados para comunicar a verdade, cremos que os não crentes estão sedentos para ouvir a verdade. Na verdade, não estão. Hoje em dia, as pessoas estão valorizando a tolerância. O alívio em vez da verdade.
· Ensine a verdade que dá alívio para as suas dores, que responde às suas principais questões ou dá solução aos seus problemas.
· Mostre como os princípios bíblicos preenchem suas necessidades; cria fome por mais verdade.
· Mesmo quando tenho de compartilhar coisas complicadas e penosas, sempre desejo que meu título se concentre nos aspectos positivos de meu assunto.
· Não precisamos tornar a Bíblia relevante; ela já é “mas nós precisamos estar comprometidos em fazer nossos ouvintes perceberem isso”.


Um exemplo de esboço com movimento:

1. Estabeleça uma necessidade,
2. Dê um exemplo pessoal ,
3. Apresente um plano,
4. Ofereça esperança ,
5. Desafie para um compromisso,
6. Espere resultados.

Luiz Clédio
Nov 2006
Tecnologia do Blogger.