Até onde você é fiel?
Um passante ao madrugar, ouviu a oração de um pobre dizendo:
“Tomara que se cumpra o que eu pedi, e Deus me conceda o que espero”.
Sentindo a aspiração de ajudar aquele pobre homem, o passante desejou saber o que ele estaria esperando de Deus e desta forma o concederia por misericórdia.
Imaginando ser alimento, ou quem sabe um cobertor, ou mesmo um emprego, perguntou ao pobre homem:
- Por que ora?
- Para que Deus se digne a esmagar-me, e solte sua mão para acabar comigo! Para mim, seria um consolo e, mesmo torturado sem piedade, eu daria saltos de alegria, por não ter renegado o decreto do Santo!
Espantado perguntou - E o que é decreto do Santo?
- O suicidar-se; o mesmo que revoltar-se contra Deus!

Comentado:
Foi-se o tempo em que havia a teologia do dogma da retribuição. Conforme esse dogma, Deus recompensava o justo e castigava o injusto. Se você era justo, nada precisava temer. O ideal que toda pessoa de fé espera.
Hoje, entretanto, é impossível a um homem ter razão diante de Deus. Assim não há porque se revoltar contra Deus.
Enquanto houver saúde para trabalhar, tudo bem. Ironicamente, ainda assim estamos sendo fiel a Deus por um interesse no dogma da retribuição: Conservar a integridade física.
O que acontecerá, porém, se formos atingido no próprio corpo e perder a saúde? Empobrecido, doente e marginalizado como um retrato da miséria humana. Teria sentido de sermos fiel assim?

Testemunhando:
Meu neto (5anos), sabendo de certa coisa mi contou espantado: “Vovô, o senhor sabia que se o senhor correr o bicho pega; e se o senhor ficar o bicho come”?
Imaginei como o mundo é malvado, e tira as esperanças (o dogma da retribuição) das pessoas já sedo.
Tentando colocar uma perspectiva de salvação já perdida, falei assim: não, netinho, se você ficar o bicho não come não - Deus ajuda os que ficam para lutar.
- Coitado do vovô. Disse meu neto.
- O bicho vai comer ele...
Tarde demais ele já estava cauterizado contra o dogma da retribuição.

The End:
Restando o caráter (espelhado ao que Jesus tinha), haverá fidelidade até o fim!

Luiz Clédio
Fev2007

(abalizado no livro de Jó).

Post a Comment

Não use o silêncio como a melhor forma de dizer Aleluia!
Deixe seu comentário.
Ele é muito importante.
Obrigado

Postagem Anterior Próxima Postagem